Logo Zoom
Logo Zoom

Qualquer leitor assíduo já soltou aquela clássica "o livro é melhor", né? A gente sabe que nem sempre as adaptações funcionam, mas algumas conseguem ter até mais sucesso que as obras escritas. Pensando nisso, e para poupar seu tempo apenas com o que vale a pena, fizemos essa lista com os livros que viraram filmes que você precisa ler (ou assistir).

Como escolhemos os livros que viraram filmes para nossa lista?

Os livros que viraram filmes escolhidos para a nossa lista foram selecionados entre os mais buscados pelos nossos usuários e mais populares na internet em geral com adaptação para as telas bem avaliada. Temos clássicos e lançamentos de diferentes gêneros para que ninguém fique sem uma boa indicação.  Curioso? Confere aqui.

Livros que viraram filmes recentes

1. A Cinco Passos de Você transborda inspiração e empatia

O primeiro livro que virou filme da nossa lista surpreendeu a todos, porque em pouco tempo já estava na lista dos mais vendidos e com um roteiro pronto para o cinema. O sucesso contribuiu na conscientização sobre pacientes que lidam com a fibrose cística, uma doença crônica e genética. Segundo Rachael Lippincott, a autora, a escolha pelo público jovem ocorreu por interagir e multiplicar ideias com todas as idades.

A personagem principal, Stella, por exemplo, possui um canal no Youtube onde relata o dia a dia do tratamento e a luta para conseguir novos pulmões. Para evitar infecções, ela deve manter uma distância de cinco passos de outro paciente que também possua a fibrose. No hospital, ela conhece Will, que possui a doença, e a partir daí a união e distância são colocadas lado a lado.

O filme, dirigido por Justin Baldoni, estreou este ano e é indicado para os fãs de A Culpa é das Estrelas. Prepara o lenço e as emoções!

Ficha técnica do livro A Cinco Passos de Você:

  • Autora: Rachael Lippincott
  • Editora: Globo Alt
  • Número de páginas: 288
  • Ano de primeira publicação: 2018

2. Com Amor, Simon é um livro sobre autoconhecimento e coragem

Uma narrativa apaixonante que conta história de Simon, um adolescente gay que não revelou para ninguém sua orientação sexual por não achar necessário que só os gays tenham que se explicar. No entanto, um garoto misterioso, da mesma escola que ele, se revela gay no meio virtual e eles começam a trocar e-mails.

A autora, Becky Albertalli, toca em assuntos identitários de forma leve e humorada, mas mantendo a seriedade sobre temas como cyberbulling e preconceitos de gênero. Já o filme possui dois rostinhos bem conhecidos do cinema: Nick Robinson, de Jurassic World, interpretando Simon, e Katherine Longford, protagonista de 13 Reasons Why.

Ficha técnica do livro Com Amor, Simon:

  • Autora: Becky Albertalli
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 272
  • Ano de primeira publicação: 2018

3. O Jardim Secreto é perfeito para instigar a imaginação

O clássico da literatura inglesa teve, em 2020, uma nova adaptação pras telonas. Quem nunca assistiu na Sessão da Tarde a descoberta por duas crianças de um jardim mágico e misterioso? O Jardim Secreto, escrito em 1911, celebra a amizade, a imaginação, o autoconhecimento e a natureza. Não é a toa que permanece até hoje como um dos livros mais vendidos e celebrados.

O filme de 1993, dirigido por Agnieszka Holland, lhe rendeu um prêmio BAFTA. Já o remake ficou na responsabilidade dos mesmos produtores que Harry Potter e Animais Fantásticos, e foi dirigido pelo também vencedor do BAFTA, Marc Munden. Aparentemente, a primeira versão foi mais bem recebida pela crítica. Porém, só a leitura já valeria bastante a indicação.

Ficha técnica do livro O Jardim Secreto:

  • Autora: Frances Hodgson Burnett
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de páginas: 344
  • Ano de primeira publicação: 1911

4. After é para quem adora uma saga amorosa e uma boa fanfic

Muitos conhecem a série por ter sido inspirada nos membros da banda One Direction. Anna Todd começou escrevendo sobre essa história de amor em uma plataforma de leitura. Após o sucesso, resolveu transformá-la em livros. Tudo começa quando Tessa, de 18 anos, sai da casa da mãe para ir para a faculdade e divide quarto com uma amiga que ama festas.

Em uma dessas resenhas, ela conhece o rebelde Hardin, inspirado no cantor Harry Styles. O relacionamento dos dois é temperado com surpresas sobre o passado turbulento do jovem. Dividido em 6 volumes, lançados entre 2014 e 2016, pela mesma editora, nos faz refletir sobre as relações amorosas. O último volume se chama ‘Before’, a história de Hardin antes de Tessa.

Já o filme conta com os atores Josephine Langford e Hero Fiennes interpretando o casal e possui algumas diferenças quando comparado com o livro. Deixando a critério dos fãs os super likes.

Ficha técnica do livro After:

  • Autora: Anna Todd
  • Editora: Paralela
  • Número de páginas: 528
  • Ano de primeira publicação: 2014

5. Uma Dobra no Tempo é para ler e assistir com a família reunida

Esse é outro antigo livro que virou filme recentemente, produzido pela Disney. Lançado em 1962 e vencedor de vários prêmios, a obra só ficou conhecida no Brasil depois que o filme, interpretado por atrizes incríveis como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Chris Pine, estreou em 2018.

Em uma mistura de ficção científica com fantasia, acompanhamos Meg e seu irmão na aventura pela busca de seu pai, um cientista desaparecido há anos em algum plano do universo. Com a ajuda do amigo Calvin e de três guardiãs, os irmãos têm que enfrentar a força maligna da Escuridão, que devora o Universo lentamente.

Ficha técnica do livro Uma Dobra no Tempo:

  • Autora: Madeleine L'Engle
  • Editora: Harper Collins
  • Número de páginas: 240
  • Ano de primeira publicação: 1962

6. Boy Erased - Uma Verdade Anulada traz memórias e superação

Baseado na sua própria experiência de vida, o autor Garrard Conley nos conta como foi participar de um programa de conversão que prometia “curá-lo” da homossexualidade. Sim, é um relato sobre as consequências traumáticas e perversas da “cura gay”, sua relação complexa com a família e de como encontrou forças para superar esses obstáculos e afirmar sua identidade. Hoje, Garrard é ativista e luta contra as terapias de conversão.

O filme, que chegou às telonas em 2019, possui um elenco com Nicole Kidman e Russell Crowe. Além disso, dirigido por Joel Edgerton, teve indicações aos prêmios do Globo de Ouro e AACTA. Segundo alguns críticos, o filme é um drama sobre família com muitas camadas emocionais de história.

Ficha técnica do livro Boy Erased:

  • Autor: Garrard Conley
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 320
  • Ano de primeira publicação: 2019

7. Todo Dia é olivro para quem busca fugir da rotina diária

Você já imaginou acordar todos os dias no corpo de uma pessoa diferente? Pois é, esta é a vida de A, que tem que se adaptar diariamente a rotinas diversas e inesperadas. Para conseguir viver, A criou duas regras essenciais: a primeira é nunca se apegar, e a segunda é nunca interferir. Tudo muda quando A desperta no corpo do Justin, e se apaixona por sua namorada, Rhiannon. A partir daí as regras mudam e os personagens enfrentam questões éticas e morais para manterem o relacionamento.

O filme, lançado ano passado, conta com as interpretações dos atores Jacob Batalon, o Ned de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, e Justice Smith, de Cidades de Papel, para narrar esse romance super original e cheio de questionamentos e desafios. Para além da questão existencialista, ele é ótimo para pensar questões de gênero, sexualidade e novas formas de relacionamento.

Ficha técnica do livro Todo Dia:

  • Autor: David Levithan
  • Editora: Record
  • Número de páginas: 280
  • Ano de primeira publicação: 2013

8. A Vida Invisível de Eurídice Gusmão foi indicado ao Oscar 2020

No primeiro romance de Martha Batalha, a história se passa no Rio de Janeiro, no começo do século XX, e retrata a trajetória das irmãs Gusmão, criadas apenas para serem boas esposas. Enquanto Guida desaparece da casa dos pais sem avisar, Eurídice permanece e, a partir dessas escolhas opostas, temas como injustiça, marginalização e violências são tratados com ironia, humor e astúcia.

Além do sucesso do livro, o filme de 2019, do diretor Karim Aïnouz, ganhou o prêmio principal da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes. É a primeira vez que um longa brasileiro vence a principal competição paralela do evento. Foi, também, indicado pelo Brasil para tentar concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020. Por isso, com certeza não poderia ficar de fora da nossa lista de livros que viraram filme.

Ficha técnica do livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão:

  • Autora: Martha Batalha
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de páginas: 192
  • Ano de primeira publicação: 2016

9. Por Lugares Incríveis é sobre encontros que valem a pena ser vividos

A história emocionante escrita por Jennifer Niven é sobre dois jovens que se encontram em uma situação adversa e encontram um no outro motivações para seguirem em frente. Um trabalho de geografia irá selar essa amizade e a convivência entre eles trará à tona os conflitos e traumas internos de cada um.

A produção dessa obra ficou por conta da Netflix, que o elenco será composto por Justice Smith, do seriado The Get Down, e Elle Fanning, de Malévola. Tudo indica que será estreado na plataforma de streaming até o fim de 2019. Enquanto aguardamos, vale a pena a leitura!

Ficha técnica do livro Por Lugares Incríveis:

  • Autora: Jennifer Niven
  • Editora: Seguinte
  • Número de páginas: 336
  • Ano de primeira publicação: 2015

10. O Pintassilgo foi lançado em outubro de 2019

A obra de Donna Tartt lhe rendeu o Prêmio Pulitzer de Melhor Ficção, em 2014, e foi publicado onze anos depois do seu segundo livro. Narra a história de Theo, que sobrevive a um ataque terrorista dentro de um museu de arte, o qual resulta na morte de sua mãe.

Sentimentos como a perda e a sobrevivência fazem com que ele se apegue à última memória que teve ao lado dela: o quadro que nomeia o livro, do pintor Carel Fabritius. Já o filme, foi lançado no Brasil em outubro de 2019 e é resultante da parceria entre Warner Bros e Amazon Studios. Com direção de John Crowley, Nicole Kidman integra o elenco.

Ficha técnica do livro O Pintassilgo:

  • Autora: Donna Tartt
  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de páginas: 728
  • Ano de primeira publicação: 2013

11. A Culpa é das Estrelas é um romance recente cheio de humor e sensibilidade

John Green surpreendeu e inspirou a todos na história sobre a vida de Hazel. Foi considerado um dos mais vendidos no ano de lançamento e nos anos seguintes, após a estreia do filme. Hazel é uma paciente terminal que conhece seu futuro romance no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Além de trazer conscientização sobre a doença, nos faz lembrar sobre como é divertido e trágico tanto a vida quanto o amor.

O livro é um misto de comédia e drama, muito bem representado na adaptação para as telinhas. A atuação de Shailene Woodley traz a sensibilidade e a coragem de Hazel, e marcou tanto os fãs que o filme ainda é uma referência mesmo sete anos depois da estreia. Preparem os lenços e as risadas quando forem acompanhar esse casal!

Ficha técnica do livro A Culpa É das Estrelas:

  • Autor: John Green
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 288
  • Ano de primeira publicação: 2012

Leia também: John Green: conheça 7 livros do autor de A Culpa é das Estrelas

Os clássicos dos livros que viraram filmes

1. Harry Potter é a paixão dos fãs da saga

O primeiro livro foi um sucesso comercial e ganhou muitas críticas positivas. Em A Pedra Filosofal, Harry, que é um órfão de poucos amigos, descobre que seu destino já está traçado quando ingressa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Muitos segredos se revelam nos 7 volumes reunidos nesse box preparado pela Rocco.

A saga de J. K. Rowling fez tanto sucesso que virou filme e nos proporcionou acompanhar os atores desde a infância até a vida adulta. A produção ficou por conta da Warner Bros e as filmagens aconteceram num intervalo de 10 anos (2001 - 2011). Um fato curioso é que todos os filmes se encontram na lista dos 100 com maior bilheteria até hoje.

Leia mais: J. K. Rowling: Conheça as obras da autora de Harry Potter

Ficha técnica do livro Harry Potter:

  • Autora: J. K. Rowling
  • Editora: Rocco
  • Número de páginas: 7 volumes em 3067 páginas totais
  • Ano de primeira publicação: 1997

2. A Cabana Indicado para todos que possuem qualquer tipo de fé

Publicado de forma tímida em uma editora pequena, o livro se tornou um dos melhores dos últimos anos devido às indicações dos leitores. A história começa com uma viagem de fim de semana da família de Mack, que é interrompida por um triste fim: sua filha mais nova desaparece e durante as buscas, encontram em uma cabana cenas de um assassinato brutal. As evidências apontam para a menina.

Quatro anos após a tragédia, o pai recebe uma carta assinada por Deus, convidando-o a voltar na cabana. A partir desse desafio, o autor resgata um questionamento fundamental de todo fiel: por que, com todo o poder de Deus, nossos sofrimentos não são amenizados e as injustiças eliminadas?

O filme também foi um sucesso de vendas, e nos presenteia com um Deus no corpo de uma mulher negra e interpretado por Octavia Spencer. A atriz brasileira Alice Braga também faz uma participação nessa produção que nos comove e questiona os sentidos da fé humana.

Ficha técnica do livro A Cabana:

  • Autor: William P. Young
  • Editora: Arqueiro
  • Número de páginas: 240
  • Ano de primeira publicação: 2007

3. Jogos Vorazes é para quem gosta de ter a sorte a seu favor

Ambientada em um Estados Unidos pós-destruição, os Jogos Vorazes são um castigo aos 12 Distritos periféricos que cercam e se levantaram contra a Capital. Todo ano cada Distrito é forçado a enviar um menino e uma menina para participarem dos jogos e lutarem entre si, até restar uma pessoa. Katniss entra no jogo para salvar sua irmã mais nova que havia sido selecionada e usa isso a seu favor, além das habilidades de caça que já desenvolvia.

Os filmes, produzidos entre 2012 e 2015, trazem um elenco cheio de energia, charme e rebeldia. A principal é Jennifer Lawrence, que demonstrou muita confiança desde o início, e somou com Josh Hutcherson, Julianne Moore e Woody Harrelson. As bilheterias de todas as edições foram altíssimas e estão entre os melhores filmes de ação e distopia até os dias de hoje.

Ficha técnica do livro Os Jogos Vorazes:

  • Autor: Suzanne Collins
  • Editora: Rocco
  • Número de páginas: 144
  • Ano de primeira publicação: 2008

4. O Poderoso Chefão é o melhor padrinho da literatura italiana de todos os tempos

Se você tem curiosidade sobre como era uma das mais poderosas famílias da máfia italiana de Nova York, não vai se arrepender de ler esse clássico de Mario Puzo. O poderoso chefão é representado pela figura de Don Vito, um padrinho justo que sempre preza pelo respeito e as relações de seus protegidos, sejam eles familiares ou amigos.

O mundo da ilegalidade, no entanto, traz além do dinheiro e honra, muitos inimigos, vingança e sangue. Repleta de confrontos e diálogos morais, a saga da família Corleone inspirou Francis Ford Coppola a dirigir em 2007 a premiada trilogia, com as atuações de Al Pacino, Marlon Brando, Robert De Niro e Robert Duvall. A obra é indicada para adolescentes e adultos, e umas das melhores imersões no mundo da máfia até hoje.

Ficha técnica do livro O Poderoso Chefão:

  • Autor: Mario Puzo
  • Editora: Record
  • Número de páginas: 564
  • Ano de primeira publicação: 1969

5. O Senhor dos Anéis é o clássico de Tolkien

Os hobbits mais queridos da literatura, Frodo e Sam, são os protagonistas dessa ficção rica em detalhes e imaginação de J. R. R. Tolkien que continua na lista dos mais vendidos até hoje. O romance é dividido em três volumes, “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”, e narra a aventura entre os Povos Livres da Terra-Média e Sauron, o Senhor Sombrio da Terra-Mordor.vA missão dos hobbits será a de destruir o precioso Anel.

Com o sucesso do livro, a produção cinematográfica não ficaria para trás. Os filmes foram lançados entre 2001 e 2003, com um elenco excepcional incluindo Orlando Bloom, Elijah Wood e Sean Astin. Foram muito aclamados pela crítica e ocuparam os primeiros lugares nas maiores bilheteriasvde todos os tempos. Os três filmes juntos foram indicados a 30 prêmios da academia, vencendo 17 deles.

Ficha técnica do livro O Senhor dos Anéis:

  • Autor: J. R. R. Tolkien
  • Editora: Harper Collins
  • Número de páginas: 1568
  • Ano de primeira publicação: 1954

Leia mais: J. R. R. Tolkien: conheça os livros do criador de O Senhor dos Anéis

6. Blade Runner é para os fissurados em filosofia e ficção científica

Um símbolo da contracultura das décadas de 60 e 70, a obra do revolucionário Philip K. Dick aborda questões filosóficas sobre a natureza humana, novas tecnologias, religião e meio ambiente. O caçador de recompensas, Rick Deckard, vive na cidade de São Francisco coberta de poeira radioativa, e está à procura de seis réplicas de seres humanos foragidos. Sua recompensa é uma ovelha de verdade, seu sonho de consumo. Mas o que essa aventura irá lhe ensinar é que a linha entre o fabricado e o real não é tão clara quanto ele imaginava, colocando em dúvida sua própria existência.

O livro já teve cinco adaptações para o cinema, mas a primeira, dirigida por Ridley Scott, é considerado um clássico até os dias atuais. Lançado em 1982, conta com Harrison Ford interpretando Rick, que reaparece no filme mais recente dirigido por Denis Villeneuve e lançado em 2017. É indicado para pessoas antenadas, pois apesar de ter sido criado nos anos 60, carrega debates atuais e extremamente relevantes para nossa sociedade.

Ficha técnica do livro Blade Runner:

  • Autor: Philip K. Dick
  • Editora: Aleph
  • Número de páginas: 288
  • Ano de primeira publicação: 1968

7. Clube da Luta é para quem adora viver fora dos limites e sabe guardar segredos

O personagem principal dessa história é um cara que sofre com a insônia e busca maneiras de lidar com esse sofrimento. Quando ele conhece o misterioso Tyler Durden, o sentimento de doença muda para o de rebeldia, e juntos criam um clube de luta clandestino. As reviravoltas dessa narrativa são eletrizantes e mexem com a cabeça de qualquer um.

Três anos após a publicação do livro, em 1999, o diretor e vencedor do Oscar, David Fincher, lançou a adaptação para os cinemas e se tornou um símbolo da cultura pop, impulsionando ainda mais as vendas da obra. O filme foi bem recebido pelo público e contou com as ilustres interpretações de Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. A leitura e o filme são de tirar o fôlego e perfeitos para quem curte lutas de rua e desafios psicológicos.

Ficha técnica do livro Clube da Luta:

  • Autor: Chuck Palahniuk
  • Editora: Leya
  • Número de páginas: 272
  • Ano de primeira publicação: 1996

8. A Teoria de Tudo mistura a ciência com uma história de amor

A linda e emocionante história contada por Jane Hawking sobre seu casamento com o maior cientista contemporâneo é perfeita para os amantes de biografias sobre superações. Stephen foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, o que não impediu que continuasse aprendendo e produzindo teorias científicas das mais complexas. Tampouco foi um obstáculo para que ele e Jane se mantivessem unidos e formassem uma família, com seus três filhos.

A Teoria de Tudo refletiu o sucesso nas bilheterias. O personagem de Stephen foi tão bem interpretado por Eddie Redmayne que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 2015. Além de receber elogios da própria Jane, que se apaixonou pela adaptação da obra. A história pode ser lida por qualquer pessoa que sinta empatia e já tenha se apaixonado um dia, seja pela ciência ou por outro ser humano.

Ficha técnica do livro A Teoria de Tudo:

  • Autor: Jane Hawking
  • Editora: Única
  • Número de páginas: 448
  • Ano de primeira publicação: 2007

9. O Iluminado é considerado um dos melhores livros de terror de todos os tempos

Quando Jack Torrance se muda para um hotel, com sua esposa e filho ele o faz na esperança de deixar o alcoolismo de lado e recomeçar uma nova vida. Os momentos de paz acabam conforme o inverno chega e forças sinistras do Overlook tentam se aproveitar de seu filho, Danny, que descobre ter poderes sobrenaturais. O menino, no entanto, é mais esperto do que se imagina, tornando seu pai vulnerável à ação dos espíritos.

O clássico de Stephen King foi primeiro best-seller do autor. O livro virou filme aos olhos do diretor Stanley Kubrick, em 1980. Tornando-se um clássico do gênero de terror e consolidando Jack Nicholson na indústria. Para deixar ainda melhor, “Doutor Sono”, a continuação da história de Danny, tão assustadora quanto a história de seu pai, também virou filme em 2019.

Leia mais: Stephen King: conheça as obras do mestre do terror

Ficha técnica do livro O Iluminado:

  • Autor: Stephen King
  • Editora: Suma de Letras
  • Número de páginas: 520
  • Ano de primeira publicação: 1977

Leia também: