Dell Inspiron 3583 (Pentium Gold) é bom? Veja análise do notebook
Confira a análise de design, tela, desempenho, armazenamento, bateria e preço do dispositivo

Para quem está procurando por um notebook de entrada barato, o Dell Inspiron 3583 pode ser uma ótima opção. Ele conta com processador Intel Pentium Gold, 4 GB de memória RAM e HD de 500 GB, sendo indicado para tarefas básicas do dia a dia, como editar textos e navegar na Internet. No momento de publicação deste artigo, o laptop pode ser encontrado por preços a partir de R$ 2.698.
Quer saber se vale a pena investir no Dell Inspiron 3583? O Zoom preparou uma análise completa da ficha técnica do aparelho. Você poderá conferir, nas linhas a seguir, todos os detalhes como design, tela, desempenho, armazenamento, bateria e até mesmo custo-benefício.
Leia também: Como comprar notebook? Veja dicas e saiba escolher o melhor modelo

Ficha técnica
- Tela: 15,6 polegadas com resolução HD (1366 x 768 pixels)
- Processador: Intel Pentium Gold 5405U com clock máximo de 2,3 GHz
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: HD de 500 GB
- Slot M.2 para SSD: Sim
- Placa de vídeo: integrada
- Bateria: 3 células de 42 Wh
- Portas USB: 1x USB 2.0 e 2x USB 3.1
- Portas de vídeo: HDMI
- Portas de rede: RJ-45 (Ethernet)
- Portas de áudio: Combo (fone e microfone)
- Conexões sem fio: Bluetooth e Wi-Fi
- Teclado retroiluminado: Não
- Tela sensível ao toque: Não
- Dimensões (L x P x A): 380 mm x 258 mm x 19mm
- Peso: 2,03 quilos
- Sistema operacional: Linux

Na parte de design a Dell optou por algo mais discreto. Toda a carcaça do Inspiron 3583 é feita de plástico com alguns detalhes texturizados, mas nada que valha a pena destacar. Internamente, o notebook mantém a cor preta para o teclado, touchpad e bordas da tela, essas que inclusive são relativamente grossas.
O notebook tem um teclado numérico dedicado, o que é excelente para quem trabalha com planilhas e contas matemáticas. Ele pesa pouco mais de dois quilos, tem 38cm de largura, 25,8 cm de profundidade e menos de 2 cm de espessura.
As conexões ficam localizadas nas laterais. O Inspiron 3583 tem uma porta USB 2.0. duas portas USB 3.1, um combo de áudio (fone e microfone), um conector RJ-45 (Ethernet), entrada HDMI, um leitor de cartões de memória e trava de segurança. Na parte de conexões sem fio, ele tem Wi-Fi e Bluetooth 4.1.

Como este é um notebook de entrada, não deve-se esperar uma tela de alta qualidade. O Inspiron 3583 acaba seguindo a linha de notebooks dessa faixa de preço, com painel de 15,6 polegadas, resolução HD (1366 x 768 pixels) e painel TN.
A tecnologia TN é de baixo custo, por isso entrega cores um pouco lavadas e brilho fraco. Se você procura um notebook para assistir a vídeos e filmes em alta qualidade, terá que investir um pouco mais em outros modelos, como o Samsung Book E30.

O Inspiron 3583 usa o processador Intel Pentium Gold 5405U, um modelo de entrada dual-core e que alcança até 2,3 GHz, indicado para o uso básico no dia a dia. Se o seu objetivo é só navegar na internet, usar editores de texto, ler documentos, ou rodar qualquer programa leve, o notebook deve conseguir entregar um bom desempenho, mas acima disso já é possível que ele apresente problemas com travamentos.
Esse notebook tem apenas 4 GB de memória RAM, por isso o usuário deve pegar leve na hora de abrir muitos programas ou mesmo abas de internet simultaneamente. De acordo com a empresa, é possível fazer o upgrade dessa memória para até 16 GB.
Se você está se perguntando se o Inspiron 3583 aguenta jogos, a resposta é não. Além de ter pouca memória RAM e um processador básico, ele não chega com placa de vídeo dedicada.
Armazenamento

Como já é de se esperar, o notebook chega com HD de 500 GB para armazenamento interno. O espaço deve ser suficiente para grande parte dos usuários, mas o problema é que HDs são lentos, por isso recomendamos que seja feita a instalação de um SSD.
SSDs são até 10 vezes mais rápidos que HDs, por isso você pode desfrutar de um notebook mais rápido no uso do dia a dia. A notícia positiva é que ele conta com slot M.2, então é possível fazer a instalação de um SSD e continuar com o HD, usando armazenamento híbrido.
O Dell Inspiron 3583 tem bateria com três células de 42 Wh, mas a própria fabricante não informa qual a autonomia do notebook. Nós do Zoom procuramos por comentários de quem já o comprou, mas não conseguimos achar dados relacionados à bateria.
Custo-benefício
No momento da publicação desta análise, o Dell Inspiron 3583 com Pentium Gold pode ser encontrado por R$ 2.698*, que, apesar de ser um preço salgado pela sua ficha técnica, está sendo a média de custo dos notebooks intermediários.
O IdeaPad S145 (81XM0002BR) custa o mesmo preço, tem 1 TB de HD e processador melhor, por isso acaba sendo uma opção a se considerar. Se você puder acrescentar mais um pouquinho no seu orçamento, recomendamos o Samsung Book E30, que, além de ter processador melhor, chega com mais armazenamento e tela com qualidade Full HD.
*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 08/12/2020. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo notebook.
O Dell Inspiron 3583 com Pentium Gold é um notebook de entrada e tem toda uma ficha técnica que o classifica como tal, sem nenhum destaque para a concorrência. A alta do dólar fez com que aparelhos desta categorias ficassem caros também, por isso, por mais que o seu preço assuste em um primeiro momento, acaba estando na média de outros notebooks com a mesma configuração.
Vale lembrar que esse laptop não vem com Windows 10 instalado. Em vez disso, ele conta com o sistema operacional Linux, que pode causar dor de cabeça em usuários que não estejam acostumados com interface e recursos diferentes.
Se você precisa de um notebook para tarefas básicas e dá preferência para modelos da Dell, ele é, sim, uma boa escolha. Com uma boa pesquisa, no entanto, é possível achar algumas opções melhores, pelo mesmo preço ou levemente mais caros.
Quer saber mais sobre notebooks? Veja outros artigos aqui no Zoom!