Foto mostra notebook cinza escuro em cima de mesa branca ao lado de uma pilha de livros e um óculos

Samsung Galaxy Book Pro e Pro 360: análise dos lançamentos da marca

O Samsung Galaxy Book Pro e o Pro 360 prometem mobilidade e conectividade acima de tudo

Guilherme ToscanoEditor

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

A Samsung anunciou dois novos notebooks em evento nesta terça-feira, 20/07: o Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360, que se juntam ao Galaxy Book S como parte do Ecossistema Galaxy.

Essa é uma iniciativa da marca coreana para focar na mobilidade e conectividade dos seus produtos. Basicamente, a ideia é que todos os dispositivos da Samsung "conversem" entre si, gerando facilidade no uso de novos produtos quando você já tem algum smartphone, fone de ouvido, notebook ou tablet da marca. Inteligente, né? E, se você tiver orçamento para comprar esses produtos, bem conveniente.

"Essa família de produtos é reconhecida por trazer grandes inovações. No Brasil, a família Galaxy tem histórico de sucesso e uma legião de fãs ansiosos para nossos próximos lançamentos", disse Sandra Chen, diretora da divisão de tablets e notebooks da Samsung no Brasil.

Segundo Sandra, a lógica da "Nova Era Galaxy" é incorporar a dispositivos como tablets e notebooks funcionalidades e características que são essenciais em smartphones.

"Fizemos uma pergunta: por que os laptops não podem ser mais parecidos com os smartphones?" - Sandra Chen

Conheça os dois novos notebooks abaixo!

Samsung Galaxy Book Pro e Pro 360: análise

Abaixo, analisamos cada ponto do Samsung Galaxy Book Pro e do Pro 360, novos lançamentos da marca coreana.

Um notebook cinza escuro e um notebook cinza claro deitados na diagonal
Confira a análise dos novos Samsung Galaxy Book Pro e Pro 360 (Foto: Divulgação/Samsung)

Design ultrafino e ultraleve

O Samsung Galaxy Book Pro, assim como o Pro 360, tem foco total em mobilidade e conectividade. Os dois são notebooks muito finos, com apenas 11,5mm de espessura. Além disso, também são bem leves: o Pro com cerca de 1,05kg e o Pro 360 com 1,04kg. Esse é o principal destaque do seu design.

No entanto, alguns outros elementos chamam atenção nos dois produtos. O teclado é retroiluminado com três níveis de brilho, o que além de conceder estilo certamente facilita o uso do notebook em ambientes escuros.

A cor do Samsung Galaxy Book Pro é "Mystic Silver", um prateado simples, mas bonito. Já o Samsung Galaxy Book Pro 360 é "Mystic Navy", um azul marinho.

Mão segurando notebook Samsung Galaxy Book Pro cinza claro
O Samsung Galaxy Book Pro é um notebook bem fino (Foto: Reprodução)

Vale ressaltar também que o Samsung Galaxy Book Pro e o Pro 360 não têm acabamento de plástico, como notebooks mais baratos. Segundo a fabricante, eles são feitos com a mesma liga de alumínio usada na estrutura de aviões não só para beleza estética, mas também para ser mais leve.

Os dois aceitam o uso da impressão digital da tela de liga/desliga para fazer a autenticação sem necessariamente precisar digitar a senha toda vez que liga o dispositivo.

O Samsung Galaxy Book Pro 360 tem um diferencial: ele é um notebook que também pode ser usado como tablet, já que suas dobradiças giram totalmente em 360º, como o nome sugere.

Tela de AMOLED é um dos destaques

A tecnologia AMOLED já existia em telefones celulares, e agora chega também aos notebooks. Tanto o Galaxy Book Pro quanto o Pro 360 têm esse tipo de tela. Você pode saber mais no artigo abaixo.

O tamanho da tela de ambos os produtos é diferente. O Samsung Galaxy Book Pro tem tela de 15,6 polegadas, um tamanho bem razoável para um notebook tão fino e leve. A do Pro 360 é um pouco menor, com 13,3 polegadas. A resolução de ambas é Full HD, ou 1920x1080 pixels.

Pelas configurações, parece ser uma tela com tecnologia diferenciada e bom tamanho tanto para trabalhar quanto para assistir a vídeos, filmes, séries etc.

O Galaxy Book Pro 360 tem tela touchscreen e vem acompanhado de uma caneta S Pen para que o usuário possa escrever ou desenhar livremente na tela.

Conectividade do Samsung Galaxy Book Pro e do Pro 360

Além de "conversarem" com outros produtos da marca, esses notebooks têm maiores opções de conectividade do que o Samsung Galaxy Book S lançado no início de 2021.

Notebook ao lado de tablet e fones de ouvido cinza em cima de uma mesa de madeira
Os notebooks têm integração com outros produtos da Samsung

Em comum, ambos têm suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth. Os dois trazem uma entrada Thunderbolt 4, aquela mesma que antigamente era um padrão apenas da Apple, e agora existe também em produtos de outras marcas. Tanto o Samsung Galaxy Book Pro quanto o Pro 360 têm entrada para o combo microfone/fone de ouvido e cartão MicroSD.

Aí, começam as diferenças. Comecemos pelo Samsung Galaxy Book Pro. Ele tem uma entrada USB tipo-C, que inclusive é usada para recarregar o laptop, usando o mesmo tipo de conexão já presente em smartphones. Ele traz também uma entrada USB 3.2, tecnologia recente e mais rápida, e conexão para cabo HDMI, que facilita a conexão do notebooks a aparelhos como televisões e monitores, mesmo que de outras marcas.

Já o Samsung Galaxy Book Pro 360 tem uma entrada USB tipo-C a mais que seu companheiro de lançamento, totalizando duas. Ele também é carregado por uma delas. No entanto, esse modelo não tem conexões USB nem HDMI.

Performance

Os dois notebooks devem ter performances muito próximas, já que os hardwares são iguais. Tanto o Samsung Galaxy Book Pro quanto o Pro 360 vêm com processador Intel Core i7 de 11ª geração, uma CPU avançada da geração mais recente da Intel.

Além disso, os produtos têm 16GB de memória RAM, tamanho mais do que suficiente para que o notebook não trave mesmo com tarefas muito pesadas. Os dois possuem SSD NVMe, tecnologia mais recente e que garante a velocidade do sistema como um todo - a única ressalva é a diferença no tamanho. Enquanto o Galaxy Book Pro tem 1TB de espaço, o Pro 360 tem 512GB.

A placa de vídeo é integrada, a Iris Xe. É uma GPU mais avançada do que a Intel UHD Graphics encontrada em muitos processadores da marca, mas, ainda assim, não oferece o mesmo processamento gráfico que uma placa de vídeo dedicada é capaz de oferecer.

Notebook Galaxy Samsung Pro cinza escuro aberto em um fundo cinza
Apesar de integrada, a placa de vídeo dos novos Galaxy Book Pro é eficiente (Foto: Reprodução)

Tanto o Samsung Galaxy Book Pro quanto o Pro 360 vêm com sistema operacional Windows 10 instalado. Ele é pesado, mas também é o mais comum e mais conhecido do público. Com o SSD NVMe e os 16GB de memória RAM, o sistema deve rodar sem problemas nas duas máquinas.

Bateria

Apesar de não especificar o tempo de duração da bateria, até porque isso depende muito das condições de uso, a Samsung diz que seus novos notebooks têm carregamento super-rápido devido ao uso da tecnologia USB tipo-C, a mesma de smartphone, para o carregamento dos aparelhos.

Preço

Segundo a Samsung, os preços sugeridos para os dois produtos no lançamentos são estes:

  • Samsung Galaxy Book Pro: R$ 11.499,00
  • Samsung Galaxy Book Pro 360: R$ 10.999,00

Esses notebooks valem a pena?

Bem, o preço é alto, como você viu acima. Os novos lançamentos da Samsung têm ótimo hardware, no geral, e se destacam pela conectividade com outros dispositivos da marca. Se você tem smartphone, tablet, fone de ouvido ou TV da Samsung, conseguirá aproveitar os dois modelos melhor, certamente.

Então, no fim, depende da sua prioridade como usuário.

O Samsung Galaxy Book Pro oferece uma experiência mais tradicional e tem excelente hardware, apesar da ausência de uma placa de vídeo dedicada, o que certamente dificulta para jogar e fazer trabalhos relacionados a processamento gráfico, como editar vídeos, por exemplo.

Já o Samsung Galaxy Book Pro 360 é pensado como um notebook 2 em 1, com sua tela touchscreen, caneta S Pen incluída no pacote e a possibilidade de virar a tela 360º. Se essa experiência de usar o laptop como tablet for importante para você, ele poder ser uma boa opção.

Telefone Samsung Galaxy ao lado do Galaxy Book 360, ambos mostrando a mesma foto de um homem com S Pen no fundo branco
O Samsung Galaxy Book Pro 360 vem com uma caneta S Pen e conectividade com celular (Foto: Divulgação/Samsung)

Existem alternativas mais baratas de outras marcas para ambos os tipos de uso, inclusive de notebooks com placa de vídeo dedicada. Então, depende mesmo do quanto você faz questão de estar no ecossistema Galaxy e ter vários produtos da Samsung, apostando na conveniência e facilidade da conexão entre eles.

Se quiser ver outras opções de notebook, confira algumas listas:

Ficha técnica do Samsung Galaxy Book Pro

  • Dimensões: 355.4 x 225.8 x 11.7 mm
  • Peso: 1,05kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Tela: 15,6 polegadas AMOLED Full HD
  • Processador: Intel Core i7 de 11ª geração
  • Placa de vídeo: integrada Iris Xe
  • Conectividade: Wi Fi 6E e Bluetooth
  • Cor: Mystic Silver
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 1TB SSD NVMe
  • Bateria: 68Wh
  • Entradas: Thunderbolt 4 (1), USB Tipo-C (1), USB 3.2 (1), HDMI (1), Fone de Ouvido/Microfone, MicroSD

Ficha técnica do Samsung Galaxy Book Pro 360

  • Dimensões: 302.5 x 202.0 x 11.5 mm
  • Peso: 1,04kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Tela: 13,3 polegadas AMOLED Full HD
  • Processador: Intel Core i7 de 11ª geração
  • Placa de vídeo: integrada Iris Xe
  • Conectividade: Wi Fi 6E e Bluetooth
  • Cor: Mystic Navy
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento: 512GB SSD NVMe
  • Bateria: 63Wh
  • Entradas: Thunderbolt 4 (1), USB Tipo-C (2), Fone de Ouvido/Microfone, MicroSD
  • Outros recursos: vem com caneta S Pen na caixa

A live de lançamento

Se você quiser, pode assistir à transmissão ao vivo na íntegra em formato on demand. A Samsung disponibilizou o vídeo completo em seu canal do YouTube: