O Galaxy S20 FE (Fan Edition) é uma versão mais acessível do Galaxy S20, celular top de linha da Samsung. O modelo teve lançamento no Brasil em novembro de 2020 com preços a partir de R$ 4.499, mas já pode ser encontrado mais barato no e-commerce. Embora tenha especificações mais simples do que o smartphone original, a edição para fãs ainda mantém ficha técnica potente, com memória RAM de 6 GB (lembrando que, em linhas gerais, quanto mais memória RAM, mas o aparelho consegue absorver processos e, dessa forma, mais apps podem ser executados simultaneamente sem engasgos ou travamentos) e câmera tripla.

Nós testamos o Galaxy S20 FE por alguns dias e compartilhamos nossas impressões sobre o aparelho no review a seguir. Para fazer esta análise, levamos em consideração os seguintes critérios: design, tela, áudio, câmera, desempenho, bateria e custo-benefício. Outro detalhe que vale ressaltar diz respeito à faixa de preço.

O Galaxy S20 FE tem a proposta de ser um celular barato, mas chegou por um valor bem mais alto do que o preço médio dos intermediários atuais. De qualquer forma, considerando a ficha técnica do S20 FE, vamos avaliá-lo como um aparelho intermediário e não como um top de linha.

Quer saber como avaliamos um aparelho? Então confira o nosso artigo explicando como avaliamos celulares no Buscapé!

Foto mostra Samsung S20 FE em cima de sua caixa, ambos em cima de uma mesa de madeira
Galaxy S20 FE é a versão mais acessível do celular premium da Samsung (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Antes de começar, vale ressaltar que nós testamos a versão internacional do Galaxy S20 FE, que tem processador Snapdragon 865 e conectividade 5G. O modelo à venda no Brasil vem com chipset Exynos 990, fabricado pela própria Samsung, e foi testado pela especialista Ariel Borges. Você pode conferir o review com todos os detalhes sobre ele. Além disso, os modelos devem ter desempenho semelhante, visto que os processadores são equivalentes.

Apesar de a internet 5G ainda não estar disponível no Brasil, ela tem previsão de chegar em 2022. Ou seja, se você busca um aparelho com maior longevidade, vale a pena procurar o que vem com o Snapdragon 865 5G. Abaixo, falaremos brevemente sobre as diferenças entre eles. Nesse texto, falamos do modelo com o Exynos, o que pode ser visto abaixo na ficha técnica.

O segredo está no código do aparelho. O modelo SM-G780F tem Exynos e 4G. Já o SM-G781B têm Snapdragon 865 e 5G. E, por fim, o SM-G780G tem Snapdragon, mas somente 4G. Caso queira ler o review do modelo do S20 FE Snapdragon, entre neste artigo!

A especialista do Buscapé Aline Batista testou o S20 FE durante 7 dias em fevereiro de 2021. Atualizamos o artigo para que você possa conferir, entre outras coisas, novas informações sobre o celular da Samsung.

Prós e contras do S20 FE

Infográfico mostra prós e contras do S20 FE

​​​​​Prós

O Galaxy S20 FE tem boas especificações. O smartphone tem tela de 6,5 polegadas, com painel Super AMOLED, resolução Full HD + e taxa de atualização de 120 Hz. Por isso, oferece ótima experiência em filmes, jogos ou navegação na internet. Outro ponto positivo é o conjunto de câmera traseira tripla, que proporciona fotos com alta qualidade, até mesmo à noite. Além disso, o S20 FE também se destacou por oferecer um bom desempenho e bateria de longa duração, que aguentou mais de um dia de uso moderado durante os testes.

Contras

Apesar de ter bom desempenho, o Galaxy S20 FE esquenta facilmente durante as tarefas mais pesadas, tornando seu uso desconfortável. Isso acontece principalmente durante os jogos ou quando você tenta usar o aparelho enquanto ele está carregando. Outro ponto negativo está no design de plástico, algo comum em celulares mais baratos. Nesse sentido, a Samsung poderia ter caprichado um pouco mais. Por fim, o smartphone também deixa a desejar no quesito custo-benefício, já que tem um preço alto para uma versão acessível.

Veja as melhores ofertas do Galaxy S20 FE:

O que vem na caixa do S20 FE

A versão Galaxy S20 FE que testamos veio apenas com carregador na caixa, mas o modelo à venda no país também traz fone de ouvido. Veja o que vem na caixa do smartphone:

  • Carregador de 15W;
  • Cabo USB-C;
  • Fone de ouvido;
  • Extrator de chip;
  • Manual do usuário.

Ficha técnica do Galaxy S20 FE

Infográfico com a ficha técnica do Samsung S20 FE

Design do S20 FE tem acabamento em plástico

Em relação ao design, o Galaxy S20 FE não é mais bonito que o Galaxy S20. Embora seja um aparelho bonito, o modelo é mais simples e peca em alguns detalhes, que provavelmente iriam encarecer o produto. A começar pela traseira, que é feita em plástico, algo atípico para um smartphone premium. De qualquer forma, não é um plástico comum: ele tem um acabamento fosco, que esconde marcas de dedos e é mais difícil de ser danificado com arranhões.

Parte traseira do S20 FE sendo exibida em cima de uma mesa de madeira
Traseira do Galaxy S20 FE é de plástico (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Ainda na parte traseira, está o conjunto de câmera tripla do aparelho, que lembra o módulo do Galaxy Note 20 e fica levemente saltado. Apesar de ter se tornado comum nos smartphones, essa característica impede que o celular fique totalmente reto quando apoiado em uma mesa, por exemplo. Além disso, às vezes, bate certo receio de arranhar as lentes, embora o vidro tenha se mostrado resistente durante nossos testes.

O modelo traz o que a Samsung chama de "tela infinita", com bordas mínimas, que consegue aproveitar bem a frente do telefone. No entanto, ela é bem mais simples do que os displays dos outros modelos da linha e não tem as bordas curvas. A vantagem dessa tela reta é que ela costuma ser mais resistente. Além disso, na parte frontal do aparelho, está um furo para a câmera de selfies. Já o leitor de impressões digitais fica sob o display.

Parte frontal do S20 FE em cima de mesa de madeira e com parede branca no fundo
Galaxy S20 FE tem furo na tela para câmera frontal (Foto: Aline Batista/Mosaico)

A borda lateral é feita em alumínio cromado, que dá um aspecto mais elegante ao telefone. Uma característica que também se tornou comum nos celulares atualmente, mas que ainda faz falta, é a entrada P2 para fone de ouvido padrão. O Galaxy S20 FE tem apenas uma porta USB, que serve para carregar o smartphone e também para conectar os fones.

Com display de 6,5 polegadas, o Galaxy S20 FE é um smartphone grande. Embora a pegada possa ser desconfortável para pessoas com mãos pequenas, ele está dentro dos padrões atuais do mercado. Em relação às dimensões, são 159,8 x 74,5 x 8,4 mm. A traseira de plástico faz com que o dispositivo fique mais leve, com 190 gramas.

Foto mostra mão segurando S20 FE e exibindo parte lateral do celular
Detalhe da lateral do Galaxy S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Para quem gosta de celular colorido, o Galaxy S20 FE está disponível em seis opções de cores: azul, lavanda, verde, vermelho, coral e branco. Outro ponto positivo do design é a certificação IP68, que torna o Galaxy S20 FE resistente à água.

S20 FE possui tela infinita

Assim como o design, a tela do Galaxy S20 FE não é tão boa quanto de outros aparelhos da linha. Com display de 6,5 polegadas, o smartphone traz resolução Full HD+, com 2400 x 1080 pixels e suporte a HDR. Um ponto positivo é o painel do tipo Super AMOLED, que tem cores mais vivas.

Samsung FE em cima de uma mesa de madeira ao lado de um caderno
Galaxy S20 FE tem tela com taxa de atualização de 120 Hz (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Além disso, o display tem taxa de atualização de 120 Hz, que deixa as transições de tela mais fluidas e é interessante na hora de jogar. Vale ressaltar, no entanto, que o padrão do dispositivo é de 60 Hz e que você precisa fazer esse ajuste nas configurações do celular.

Na prática, a tela tem boa qualidade e entrega cores bem definidas. Os painéis AMOLED tendem a ser um pouco mais saturados, mas isso não chega a ser um problema. O display tem brilho alto e você não deverá ter problemas para enxergar, até mesmo em dias de sol. De forma geral, a tela do Galaxy S20 FE tem resolução inferior mas não fica devendo em relação aos outros modelos da linha S20. Aliás, a experiência para assistir a filmes e jogar no smartphone é bastante agradável.

Mão segurando S20 FE, com mesa de madeira ao fundo
Galaxy S20 FE usa painel Super AMOLED e entrega cores vivas (Foto: Aline Batista/Mosaico)

O display do S20 FE é resistente. Usamos o celular normalmente sem película e a tela não sofreu arranhões. Ela também resistiu a uma queda acidental de uma mesa.

Áudio do Galaxy S20 FE é estéreo

O som do Galaxy S20 FE é estéreo. Isso porque o alto-falante de chamadas funciona como o segundo canal de reprodução. Na prática, ele entrega áudio limpo e sem ruídos, tanto no alto-falante principal como nas chamadas. O volume também é bom para ouvir músicas e assistir a vídeos pelo smartphone. No caso das músicas, as faixas são equilibradas e não há do que reclamar. A versão que nós testamos veio sem fone de ouvido, mas vale lembrar que o aparelho não tem entrada P2 e exige um fone de ouvido que seja USB-C.

Um ponto negativo para os gamers é o posicionamento dos alto-falantes, que ficam perto da entrada USB, na parte inferior do aparelho. Na hora de jogar, quando o celular está na horizontal, a mão acaba abafando o áudio do telefone.

Para quem pode investir mais em celulares mais potentes para jogos, separamos uma lista dos melhores de 2022. Aproveite e confira uma lista com os melhores celulares gamers para quem é consumidor de jogos. Temos também uma seleção com os melhores games para jogar offline no Android e jogos online para se divertir com os amigos na quarentena.

Mão segurando S20 FE, exibindo parte de baixo do celular e com mesa de madeira ao fundo
Entrada USB-C do Galaxy S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

S20 FE possui conjunto triplo de câmeras

O Galaxy S20 FE traz um conjunto de três câmeras traseiras, com foco automático e estabilização de imagem. A principal tem lente grande angular com abertura f/1.8, que permite boa entrada de luz, e sensor de 12 MP. Há ainda uma lente ultra-grande angular de f/2.2 e 12 MP, que captura um ângulo maior, e uma telefoto de f/2.4 e 8 MP, responsável pelo zoom sem perda de detalhes.

Foto mostra parte traseira do S20 FE com foco no conjunto triplo de câmeras e mesa de madeira no fundo
Câmera tripla do S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Apesar de não trazer o zoom digital de até 100x e o sensor de 108 MP do Galaxy S20 Ultra, a câmera do S20 FE é boa e faz ótimas fotos. As imagens têm ótima qualidade e as cores são bem equilibradas, principalmente, em boas condições de iluminação. No caso da lente ultra-grande angular, só é preciso fica atento a possíveis distorções, já que ela cobre um ângulo mais amplo.

Um dos destaques do Galaxy S20 FE, segundo a Samsung, é o Space Zoom, que combina o zoom óptico de 3x com o zoom digital super-resolução de 30x. Em nossos testes, no entanto, o zoom digital de 30x deixou a desejar, e as imagens ficaram com a qualidade bem baixa. Por outro lado, o zoom óptico de 3x faz um ótimo trabalho e permite aproximar a imagem sem perda de qualidade. Vale ressaltar que ele funciona melhor em condições adequadas de iluminação.

Três fotos tiradas durante o dia com a câmera do S20 FE
Fotos feitas do mesmo lugar usando as lentes do Galaxy S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Em relação ao Modo Noturno, o celular utiliza inteligência artificial para realçar as cores, mantendo as áreas iluminadas e sombreadas na imagem. No geral, o resultado é bastante agradável. As fotos feitas à noite têm boa qualidade e poucos ruídos, mesmo aquelas que não utilizam o recurso de fotos noturnas. Além disso, é possível usar o Modo Pro, que permite personalizar os elementos da câmera, como abertura de lente e ISO. Esses ajustes são ideais para quem já tem alguma noção de fotografia.

Fotos tiradas na parte da noite com câmera do S20 FE
Foto feita com o Modo Noturno do Galaxy S20 FE (acima) e sem o recurso do celular (abaixo) (Foto: Aline Batista/Mosaico)

O aplicativo de fotos do Galaxy S20 FE é bem completo e oferece filtros para fotos e diversos outros recursos. Alguns exemplos são HDR automático, que ajuda a deixar as fotos mais nítidas; Fotos em Movimento, que tira imagens animadas; e Otimização de Cena, que reconhece objetos e melhora as fotos automaticamente. Outra ferramenta legal é o Single Take, que permite gravar um pequeno vídeo capturando a mesma imagem em diferentes ângulos. Depois, o celular usa inteligência artificial para aplicar efeitos e escolher os melhores quadros do vídeo para transformar em fotos.

Foto de uma flor tirada com câmera macro do S20 FE
Foto macro feita com a câmera do Galaxy S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Em relação à câmera frontal, o Galaxy S20 FE traz resolução de 32 MP e abertura de lente de f/2.2, mas não conta com autofoco. Curiosamente, a quantidade de megapixels é maior na Fan Edition do que na versão tradicional: o Galaxy S20 tem apenas 10 MP. Em ambientes claros, as selfies têm bom nível de detalhes e ótima qualidade. O Modo Retrato também é bastante satisfatório. À noite, no entanto, o resultado é inferior, e as imagens podem ficar granuladas. Outro ponto em que vale ficar atento é o recurso de embelezamento, que pode ficar um pouco exagerado.

Duas selfies de uma mulher tiradas com S20 FE
Selfies sem e com o Modo Retrato do Galaxy S20 FE (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Sobre os vídeos, tanto a câmera traseira como a frontal gravam em 4K a 60 frames por segundo, mas vêm configuradas para gravações em Full HD a 30 fps. Ambas apresentaram resultados satisfatórios durantes os testes. Além disso, o aparelho conta com recurso de câmera lenta em resolução HD a 960 fps ou em Full HD a 240 fps.

Procurando um celular com boa câmera? Conheça os melhores modelos para comprar.

Desempenho do Samsung S20 FE é suficiente

Chegamos ao tópico mais importante, afinal, não adianta ter uma ótima câmera e boa qualidade de tela, se o celular não funciona bem. Nesse ponto não há o que reclamar. O Galaxy S20 FE apresentou ótimo desempenho durante o período de testes. O telefone não travou e conseguiu lidar bem com vários aplicativos rodando ao mesmo tempo.

O único problema observado é que o celular esquenta durante as tarefas mais pesadas. Por exemplo, o Call of Duty roda bem no Galaxy S20 FE, mas o aparelho esquentou durante o funcionamento, o que é um pouco desconfortável, principalmente na hora da diversão.

Foto de uma mão segurando S20 FE com mesa de madeira ao fundo
Galaxy S20 FE tem memória RAM de 6 GB (Foto: Aline Batista/Mosaico)

O smartphone vem de fábrica com Android 10. A Samsung utiliza uma interface personalizada, a One UI 3.0. Apesar de vir com alguns apps dispensáveis pré-instalados, a plataforma traz recursos úteis e roda de forma fluida.

Como adiantamos anteriormente, a versão que testamos não é a mesma que está à venda no Brasil. O modelo que usamos vem com processador Snapdragon 856 (octa-core de até 2,84 GHz), enquanto a variante vendida no Brasil utiliza um chipset Exynos 990 (octa-core de até 2,73 GHz). Ambas têm memória RAM de 6 GB.

Alguns testes de benchmark mostram que o chip Exynos, da própria Samsung, é inferior ao Snapdragon, da Qualcomm. No entanto, na prática, a diferença não deve ser tão grande. Ambos os modelos devem ser capazes de executar tarefas com agilidade e até mesmo rodar jogos mais pesados, principalmente, por conta da boa quantidade de memória RAM, que ajuda a transportar os dados para o processador.

Foto de parte traseira do S20 FE com parede branca ao fundo
Galaxy S20 FE está disponível em opções de 128 GB ou 256 GB (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Em relação ao armazenamento, a Samsung oferece opções de 128 GB ou 256 GB de memória interna. Os dois modelos contam com possibilidade de expansão via microSD de até 1 TB. Ou seja, falta de espaço para guardar fotos e outros arquivos não deve ser um problema para donos do Galaxy S20 FE.

Atualização do Sistema Android

O novo Android 13 foi oficialmente apresentado no dia 11 de maio pelo Google. O sistema operacional de codinome “Tiramisu” chegou com novidades, principalmente no quesito segurança e privacidade. Outras melhorias incluem as aplicações como o Google Tradutor, Maps e Wallet.

A maioria dos aparelhos da Samsung atualiza, no mínimo, até três versões de Android posteriores. Esse é o caso do S20 FE. Inclusive, modelos da linha S chegam a receber até 4 atualizações do sistema. Pensando em termos de tempo, a vida útil do aparelho em sua totalidade pode durar até cinco anos.

Saiba mais sobre o novo sistema Android 13

Samsung S20 FE tem boa autonomia de bateria

Com 4.500 mAh, a bateria do Samsung Galaxy S20 FE dura até 15 horas de uso de Internet via Wi-Fi, segundo a fabricante. De fato, o aparelho apresentou boa autonomia durante os testes. Em um dia de uso moderado, com cerca de duas horas de navegação em redes sociais, uma hora de Netflix, três horas de reprodução de músicas no Spotify e meia hora de Call of Duty Mobile, o smartphone chegou à noite com 35% de carga. Ou seja, o dono do celular não deve ter problemas relacionados à bateria no dia a dia.

Mão segurando S20 FE, exibindo parte traseira do celular e com mesa de madeira ao fundo
Galaxy S20 FE tem bateria de 4.500 mAh (Foto: Aline Batista/Mosaico)

O Galaxy S20 FE conta com carregamento sem fio e o carregamento reverso, que permite ao aparelho "ceder" carga para outros dispositivos, dois recursos de smartphones premium. Além disso, o S20 FE conta com carregamento rápido. Em nossos testes, utilizando um carregador de 15W, a bateria levou cerca de 1 hora e 30 minutos para atingir 100%.

Em busca de um celular com bateria de longa duração? Veja os modelos com maior autonomia e os intermediários que se destacam pela boa bateria.

Preço e custo-benefício

O Galaxy S20 FE é um ótimo celular para quem deseja um aparelho premium, mas não quer investir tanto dinheiro. O smartphone combina boas especificações e deve agradar à maioria dos usuários. No entanto, a questão em torno do aparelho é justamente o preço.

Os modelos chegaram ao Brasil custando R$ 4.499, para versão com 128 GB de armazenamento, e R$ 4.999, para o modelo com 256 GB. Esses preços não condizem com a ficha técnica do Galaxy S20 FE, principalmente, pela proposta de ser uma edição mais acessível.

Foto do S20 FE em cima de uma mesa de madeira com parte frontal voltada pata cima
Preços oficiais do Galaxy S20 FE ainda estão altos (Foto: Aline Batista/Mosaico)

Somente após o lançamento da linha Galaxy S21 que o produto teve uma queda de preço na loja oficial da Samsung. Por isso, se você puder investir um pouco mais em qualidade, recomendamos dar uma olhada no modelo S21 FE que, além de mais moderno, garante uma vida útil maior para o usuário com mais atualizações do Android.

Abaixo, a oferta do modelo com 5G e Snapdragon, e também do modelo com chipset da Qualcomm, mas somente 4G:

Acessórios disponíveis

Ao comprar o Galaxy S20 FE, dois acessórios básicos em que você vai ter que investir é uma capinha e uma película, ambas presentes no nosso e-commerce. Elas ajudam a proteger o aparelho de arranhões e rachaduras na tela, por isso, são indispensáveis.

Além disso, o celular não tem entrada para fone de ouvido P2. Nesse caso, o usuário acaba ficando refém do fone USB-C que vem na caixa. Uma alternativa é buscar por um adaptador USB-C para P2 em nosso site. Assim, você vai conseguir usar o Galaxy S20 FE com qualquer fone de ouvido.

Outra dica é investir em um fone de ouvido sem fio, nossa sugestão é conferir a nossa lista com opções de fone de ouvido Bluetoth para comprar em 2022 e a nossa seleção com os headphones Bluetooth em diferentes faixas de preço. O Buds Live e o Buds Pro são boas opções para ajudar a completar seu ecossistema Galaxy.

Se você quiser aproveitar todas as possibilidades oferecidas pelo S20 FE, vale comprar também um carregador por indução para aproveitar o recurso de carregamento sem fio.

Produtos similares

Se você quiser comparar outros smartphones, a gente recomenda dar uma olhada nos seguintes modelos:

Samsung Galaxy S21 FE

Samsung Galaxy A73 5G

Redmi Note 11 Pro

Conclusão

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos em que não vale a pena investir, e 10 significa um smartphone incrível, sem pontos negativos), nossa nota final para o Galaxy S20 FE é 8.00. Nessa graduação, encontram-se modelos muito bons, com mais pontos positivos que negativos. Ou seja, vale a pena!

Infográfico com frente e verso do Samsung S20 FE, os dizeres "7 dias de teste" e a nota 8

O Galaxy S20 FE é um ótimo celular, com um conjunto bem completo. O aparelho se destaca nos principais quesitos da avaliação, como tela, câmera, bateria e desempenho. No entanto, deixa a desejar justamente no custo-benefício.

Ferramentas do Buscapé

Se quiser olhar o valor de celulares e de outros produtos nos últimos dias ou meses, use o Histórico de Preços. Por meio de gráficos, você acompanha a flutuação de valores do produto que você quer. A ferramenta consegue monitorar de 40 dias atrás até os últimos seis meses.

O produto não chegou ao valor que pode pagar? Use o Alerta de Preços do Buscapé. Você pode definir o preço ideal para a sua compra. Em seguida, será notificado quando o preço chegar ao que você deseja. Esse produto é bastante recente, portanto, tem uma tendência de queda nos próximos meses.

Temos também uma página de cupons de desconto, a extensão do navegador Google Chrome e o cashback, que nada mais é do que dinheiro de volta para você em suas compras.