Huawei nova 5T vs Galaxy S10: compare preço e ficha técnica dos celulares

Qual smartphone avançado tem o melhor custo-benefício? Descubra em nosso comparativo.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

O Huawei nova 5T e o Galaxy S10 são smartphones avançados disponíveis no Brasil. Enquanto o primeiro chegou por aqui recentemente, em abril deste ano, o segundo foi top de linha da Samsung em 2019 (antecessor do Galaxy S20), mas ainda é uma boa opção para quem busca desempenho avançado em 2020.

Com preço a partir de R$ 2,7 mil, ambos disputam a sua preferência no segmento de celulares premium, e também prometem ser uma boa opção para quem quer um smartphone potente para jogos. Veja o nosso comparativo e descubra qual deles é o melhor para o seu dia a dia.

Leia também: Review Huawei nova 5T: um celular avançado com corte de custos

Produto indisponível

a partir de:R$ 2.649,57

Lançamento no Brasil
Abril de 2020
Março de 2019
Linha
Huawei nova
Galaxy S
Tela
  • 6,26 polegadas
  • Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • IPS LCD
  • 6,1 polegadas
  • Quad HD+ (3040 x 1440 pixels)
  • AMOLED Dinâmico
Processador
Kirin 980 (octa-core de até 2,6 GHz)
Exynos 9820 (octa-core de até 2,7 GHz)
Memória RAM
8 GB
8 GB
Armazenamento
128 GB
128 GB
Memória expansível
Não
Sim, até 512 GB via microSD
Câmera traseira
  • 48 MP (f/1.8 ) 
  • 16 MP (f/2.2) (ultra-wide)
  • 2 MP (f/2.4) (macro)
  • 2 MP (f/2.4) (profundidade)
  • 12 MP (f/1.5-2.4) (OIS)
  • 16 MP (f/2.2) (ultra-wide), Super Steady video
  • 12 MP (f/2.4) (telefoto) (OIS), zoom óptico 2x
Câmera frontal
32 MP (f/2.0)
10 MP (f/1.9)
Filma em
4K @ 30 fps
4K @ 60 fps
Resistência à água e poeira
Não
Sim, IP68
Sistema operacional de fábrica
Android 9 Pie
Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim, lateral
Sim, sob a tela
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Dual chip
Sim
Sim
Bateria
3.750 mAh
3.400 mAh
Carregamento sem fios
Não
Sim
Cores
  • Preto
  • Azul (Crush blue)
  • Branco
  • Preto
  • Ceramic Black
  • Azul
Dimensões e peso
  • Altura: 154,25 mm
  • Largura: 73,97 mm
  • Profundidade: 7,87 mm
  • Peso: 174 g
  • Altura: 149,9 mm
  • Largura: 70,4 mm
  • Profundidade: 7,8 mm
  • Peso: 157 g
Ofertas
Produto indisponível
Ver preços

Construção

Galaxy S10 sai na frente com corpo resistente à água

Os dois modelos deste comparativo têm acabamento em vidro, com laterais de alumínio. O visual do Huawei nova 5T é pouco mais chamativo: quando colocado contra a luz, ele projeta um efeito holográfico. O ponto negativo fica pelas marcas de dedo, que sobressaem neste tipo de construção e obrigam o usuário a ficar sempre limpando o celular para removê-las. O nova 5T está disponível em duas cores: preto e azul.

Huawei nova 5T na cor azul. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Huawei nova 5T na cor azul. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

O Galaxy S10, por sua vez, tem revestimento mais sóbrio, com um degradê leve. Na cor branca, as marcas de dedos ficam menos aparentes, o que é uma boa notícia para quem costuma se preocupar com esse tipo de detalhe. Ele também tem modelos em preto, ceramic black (que lembra cerâmica) e azul.

Galaxy S10 na cor azul. (Imagem: megaflopp/Shutterstock)
Galaxy S10 na cor azul. (Imagem: megaflopp/Shutterstock)

Na parte frontal a Samsung entrega uma melhor imersão de tela graças a suas bordas levemente curvas e câmera alocada em um pequeno furo na lateral direita do aparelho. A Huawei também fez um ótimo trabalho reduzindo as bordas do nova 5T, mas essas não chegam a ser curvas como em outros aparelhos da própria marca – como, por exemplo, o P30 Pro. Sua câmera frontal também está alocada em um furo, só que do lado esquerdo da tela.

Huawei nova 5t tem furo discreto para abrigar câmera frontal na tela. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Huawei nova 5t tem furo discreto para abrigar câmera frontal na tela. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

Tela

Display AMOLED Dinâmico da Samsung rouba a cena

A Samsung não costuma brincar em serviço quando o assunto é tela, e no Galaxy S10 não é diferente. Seu painel é de 6,1 polegadas, com tecnologia AMOLED Dinâmica, HDR10+, resolução Quad HD+ e leitor de digitais ultrassônico integrado à tela. A qualidade de imagens é incrível, com cores vivas e bem aparentes graças ao HDR, um excelente contraste de preto e claro, uma resolução para deixar qualquer um de boca aberta.

O Huawei nova 5T é um pouco mais “humilde” neste quesito. São 6,26 polegadas, tecnologia IPS LCD e resolução Full HD+, que entrega imagem em alta definição e cores muito boas – é sem dúvidas uma boa tela, mas acaba ficando atrás do concorrente por não ter uma solução tão boa para reduzir a emissão de luz azul (que causa desconforto ocular), e também por consumir mais energia.

Tela do Galaxy S10 tem tecnologia AMOLED Dinâmica e bordas curvas. (Imagem: quangmooo/Shutterstock)
Tela do Galaxy S10 tem tecnologia AMOLED Dinâmica e bordas curvas. (Imagem: quangmooo/Shutterstock)

Desempenho

Alta performance para os dois smartphones

Os dois celulares não deixam brechas para reclamação na parte de desempenho, pois contam com processadores bem potentes. O Galaxy S10 traz o Exynos 9820, modelo octa-core que alcança até 2,73 GHz e é de fabricação da própria Samsung. O Huawei nova 5T tem um processador Kirin 980, que também é octa-core e alcança até 2,6 GHz, fabricado pela Huawei.

Em testes mais avançados o Kirin se mostrou levemente melhor, mas é uma diferença irrelevante para o usuário final. Os dois são excelentes modelos e conseguem rodar qualquer aplicativo, incluindo os mais pesados, sem nenhum problema.

O Nova 5T conta com o recurso GPU Turbo 3.0 para melhorar o desempenho do celular em jogos. (Imagem: Divulgação/Huawei)
O Nova 5T conta com o recurso GPU Turbo 3.0 para melhorar o desempenho do celular em jogos. (Imagem: Divulgação/Huawei)

Os dois são vendidos em um modelo com 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, mas o aparelho da Samsung se destaca por ter espaço para cartão de memória, assim você pode expandir seu armazenamento, algo que não é possível no modelo da Huawei.

Ambos chegam com Android 9 (Pie) de fábrica, mas o Galaxy S10 já conta com atualização para o Android 10 no Brasil. O nova 5T tem previsão de receber a versão mais atual do sistema, mas quando ela chegará ao mercado brasileiro ainda é um mistério.

O Galaxy S10 tem interface personalizada One UI 2.1, enquanto o Huawei nova 5T conta com a interface EMUI 10, que é um pouco mais poluída em termos de apps pré-instalados.

Câmeras

Quantidade não é sinônimo de qualidade

Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei nova 5T (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei nova 5T (Imagem: Ana Marques/Zoom)

O Huawei nova 5T tem um conjunto quádruplo de câmeras, cujo sensor principal tem 48 MP e a lente tem abertura f/1.8. É possível obter fotos com muitos detalhes com essa câmera, especialmente ao usar o modo "AI Ultra Clarity" (mas ele só funciona bem com o smartphone e o objeto da foto parados, e em boas condições de iluminação).

A segunda câmera tem lente ultra-wide, para fotos com um ângulo mais aberto, e sensor de 16 MP. Ela também faz um bom trabalho com cores e entrega fotos bastante nítidas quando a luz colabora.

Para finalizar, há ainda com duas câmeras de 2 MP, uma com lente macro, para capturar detalhes em objetos que estão bem próximos à lente, e outra que serve apenas como sensor de profundidade, para otimizar fotos com fundo desfocado.

Galaxy S10 tem câmera tripla traseira que consegue resultados superiores. (Imagem: Vlasov Yevhenii/Shutterstock)
Galaxy S10 tem câmera tripla traseira que consegue resultados superiores. (Imagem: Vlasov Yevhenii/Shutterstock)

Já o Galaxy S10 possui três câmeras traseiras. A principal tem 12 MP, com abertura de lente variável de f/1.5 a 2.4, além de ter estabilização óptica (OIS) para evitar trepidações. Essa câmera consegue resultados com alto nível de detalhes e ótimo balanço de cores. Apesar de ter menos megapixels do que o sensor principal do nova 5T, o Galaxy S10 supera o rival tanto com iluminação boa, quando no Modo Noturno, entregando mais detalhes em ambas as condições.

A câmera secundária é com lente teleobjetiva e tem sensor 12 MP – ela permite fazer zoom óptico de 2 vezes e também tem OIS, assim é possível tirar fotos com alta qualidade e sem tremulações mesmo com o efeito de zoom. Para finalizar, a terceira câmera é de 16 MP com lente ultra-wide, e consegue gravar vídeos uma estabilização muito boa.

Zoom explica: entenda por que mais megapixels não é sinônimo de melhor qualidade

Câmera frontal do Huawei nova 5T tem 32 megapixels. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
Câmera frontal do Huawei nova 5T tem 32 megapixels. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

Para selfies, o Huawei nova 5T tem uma câmera frontal de 32 MP e abertura f/2.0, com suporte a HDR para deixar as suas fotos com cores mais vivas e menos “estouro” de luz. O Galaxy S10, no entanto, sai na frente com sua câmera de 10 MP, abertura f/1.9 e foco por detecção de fase, além de também ter o recurso de HDR. As selfies com o celular da Samsung ficam muito boas, com cores bem naturais e uma boa gama de detalhes.

Mas o grande trunfo do Galaxy S10 está mesmo é na gravação de vídeos, pois consegue filmar em até 4K a 60 fps, ou em 4K a 30 fps com estabilização óptica e HDR ativado. Outro recurso interessante do aparelho é em sua câmera ultra-wide que tem a estabilização “Super Steady video”, que consegue deixar o vídeo sem nenhum tipo de tremulação mesmo em momentos de mais ação.

O Huawei nova 5T consegue gravações em 4K a 30 fps, e tem estabilização eletrônica, que é menos eficaz do que a óptica, mas ainda é uma boa pedida para quem quer evitar tremores indesejados.

Bateria

Huawei nova 5T surpreende com ótima autonomia

Para muitos, a bateria do Galaxy S10 foi uma “decepção”, pois por ser um celular de alto nível, os fãs esperavam mais capacidade. No total são 3.400 mAh, que em um uso moderado consegue atingir um dia de duração sem muitos problemas. Nesse ponto, o Huawei leva vantagem por ter capacidade de 3.750 mAh, então conseguirá algumas horas a mais em cima do seu adversário.

O nova 5T também tem vantagem na parte de carregamento turbo, já que possui suporte a carregadores de até 22,5 W, carregando até metade de sua bateria em menos de meia hora.

O carregamento reverso é compatível com outros celulares ou dispositivos que tenham a tecnologia. (Imagem: Ana Marques/Zoom)
O carregamento reverso é compatível com outros celulares ou dispositivos que tenham a tecnologia. (Imagem: Ana Marques/Zoom)

O celular da Samsung suporta carregadores de 15 W, mas tem a tecnologia de carregamento sem fio e suporte ao carregamento reverso – então se você tem outro dispositivo compatível com a tecnologia, basta colocá-lo para carregar em cima do Galaxy S10 para usar o smartphone como uma espécie de power bank.

Custo-benefício

Qual smartphone comprar: Huawei nova 5T ou Galaxy S10?

No geral, o Galaxy S10 tem custo-benefício melhor, pois conta com mais recursos e entrega a ficha técnica mais completa pelo mesmo preço* do nova 5T. O fato de ele ter uma tela com resolução Quad HD+, tecnologia AMOLED Dinâmica e leitor ultra-sônico é um bom parâmetro para a escolha.

O Huawei nova 5T é capaz de bater de frente em desempenho – caso o seu foco não seja o conjunto de câmeras e você não curta as telas curvas da Samsung, pode optar pelo smartphone da fabricante chinesa sem problemas.

*Os preços citados nesse comparativo foram coletados no dia de publicação do artigo e estão sujeitos a alterações mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Zoom e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu novo celular.

Compare preços

Encontre as melhores ofertas para o Huawei nova 5T e para o Galaxy S10 no Zoom