Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi 8 Lite vs Xiaomi Mi 8: um embate entre os celulares chineses

Com recursos bem parecidos, processador, tela e bateria são as maiores diferenças entre os smartphones Xiaomi

Xiaomi Mi 8 Lite
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os celulares Xiaomi, mesmo sem representação oficial no Brasil, atraem cada vez mais a curiosidade do público, com modelos de diferentes configurações, inclusive com características mais avançadas, e faixas de preços mais baixas do que outras fabricantes.

Em 2018, a marca chinesa lançou o Xiaomi Mi 8, que pode ser considerado um top de linha, e o Xiaomi Mi 8 Lite, que encaixa bem na categoria de intermediário premium. Apesar de algumas diferenças em suas fichas técnicas, os modelos também apresentam alguns pontos bem parecidos.

Mas, antes de comparar os aparelhos, é importante saber que, como não está oficialmente presente no Brasil, os modelos da Xiaomi não contam com assistência técnica ou garantia da fabricante. Você ainda pode optar pela garantia oferecida pelas lojas que revendem o aparelho, mas normalmente isso representa um custo extra, e tem as condições definidas pela própria loja.

Dito isso, vamos conhecer as principais diferenças, e as semelhanças, entre o Xiaomi Mi 8 e o Xiaomi Mi 8 Lite:

  Xiaomi Mi 8 Lite Xiaomi Mi 8
Tela 6,26 polegadas Full HD+ (2280 x 1080 pixels) 19:9 6,21 polegadas Full HD+ (2248 x 1080 pixels) 18,7:9
Processador Qualcomm Snapdragon 660 (Octa-core Até 2,2 GHz) Qualcomm Snapdragon 845 (Octa-core Até 2,8 GHz)
Memória RAM 4 GB ou 6 GB 6 GB
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória Sim (Entrada Híbrida) Não
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Não Sim (Infravermelho)
Câmera traseira Dupla: 12 MP (f/1.9) + 5 MP Dupla: 12 MP (f/1.8) + 12 MP
Câmera frontal 24 MP (f/2.0) 20 MP (f/2.0)
Filma em 4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria 3.350 mAh 3.400 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 156,4 x 75,8 x 7,5 mm 154,9 x 74,8 x 7,6 mm
Peso 169 gramas 175 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 Oreo + MIUI Android 8 Oreo + MIUI

Xiaomi Mi 8 aposta em desempenho poderoso

Xiaomi Mi 8 Desempenho

Essa é, basicamente, a maior distinção entre os dois smartphones Xiaomi. Lançado como um top de linha, o Xiaomi Mi 8 tem o poderoso processador Snapdragon 845, um octa-core de 2,8GHz e um dos modelos mais avançados da Qualcomm. São versões com diferentes capacidades de armazenamento, de 64 GB ou 128 GB, mas sempre equipado com memória RAM de 6 GB, mais uma característica que o coloca ao lado de smartphones avançados das outras fabricantes.

Então, se você procura por altíssimo desempenho e ótima velocidade de trabalho até em jogos pesados, o Xiaomi Mi 8 é a melhor opção.

O Xiaomi Mi 8 Lite tem processador um pouco mais simples, o Qualcomm Snapdragon 660, também octa-core de 2,2GHz. As versões apresentam armazenamento e memória RAM diferentes, com 64 GB de espaço e RAM de 4 GB ou espaço de 128 GB e RAM de 6 GB, já mais próximo do top de linha.

Ele não vai ter nenhum problema em trabalhar com a maior parte dos aplicativos da Google Play Store com boa velocidade, e alguns games mais pesados rodam bem, principalmente na versão de 6 GB de RAM. Mas não bate o "irmão maior" em processamento.

Os dois modelos têm entrada para dois chips, mas o segundo slot do Xiaomi Mi 8 Lite também pode ser usado com um cartão de memória, recurso indisponível no Mi 8.

Em compensação, só o Xiaomi Mi 8 tem desbloqueio por reconhecimento facial, com sensor infravermelho de resposta satisfatória. O Mi 8 Lite ficou só com o leitor de impressões digitais.

Android 8 (Oreo) e interface MIUI nos dois smartphones Xiaomi

A Xiaomi até oferece versões puras do sistema operacional Android em alguns de seus modelos, como o Xiaomi Mi A2. Mas esse não é o caso da linha Mi 8. Os dois smartphones rodam o Android 8 (Oreo) com cobertura da interface exclusiva da marca, o sistema MIUI em versões similares. É possível que os dois modelos ganhem atualização para o Android 9 (Pie).

Com isso, o visual e a navegação dos aparelhos fica bem diferente do que é esperado de um smartphone Android, com uma organização diferente e aplicativos extras da marca pré-instalados, como suas versões de calendário, notas e sistema de segurança.

Xiaomi Mi 8 Sistema Operacional

Mas algumas dessas diferenças podem ser bem legais, como a opção de ativar a navegação por gestos na tela, um recurso bem parecido com o visto em modelos da Apple como no iPhone X e nos iPhones XR, XS e XS Max.

Tela com notch é outra semelhança

E por falar em Apple, a navegação por gestos não é a única característica do Xiaomi que lembra os smartphones da maçã. A fabricante chinesa também apostou na tela grande com notch, aquele entalhe no alto do visor que guarda alguns dos sensores do aparelho, enquanto permite que a tela fique maior. Tanto o Xiaomi Mi 8, quanto o Xiaomi Mi 8 Lite apresentam esse mesmo visual.

Aliás, os formatos das telas e o design dos dois modelos são bem parecidos no geral. Com tamanho de 6,21", o Xiaomi Mi 8 tem definição Full HD+ de 2248x1080 pixels e formato amplo de 18,7:9, que permite a exibição de cenas sem cortes laterais. Embora seja a versão mais simples, o Xiaomi Mi 8 Lite tem números levemente maiores. Sua tela de 6,26" tem resolução de 2280x1080 pixels e formato de 19:9.

Se essas diferenças são mais sutis, o tipo de tela usado nos dois modelos podem fazer toda a diferença. No top de linha, Mi 8, a Xiaomi optou pela tela OLED, uma evolução das telas LED que aparece, também, nos iPhones de 2018. Com isso, a imagem ganha cores mais ricas e pretos mais realçados.

No Xiaomi Mi 8 Lite, a tela é a boa e conhecida IPS LCD, que não decepciona em qualidade, mas é tão vívida quanto a OLED.

Câmera do Xiaomi Mi 8 se sai melhor em ambientes com pouca luz

Xiaomi Mi 8 Câmera

Na parte de câmeras, mais uma vez, a posição do Xiaomi Mi 8 como modelo mais avançado fica clara, mas os dois smartphones têm câmera dupla traseira e boa câmera frontal.

No Mi 8, o conjunto ganhou duas lentes de 12MP, com abertura focal de até f/1.8. Com isso, o celular pode fazer ótimas câmeras em diferentes condições de luz, e se sai muito bem até nas fotos noturnas. As lentes de 12MP, com abertura focal de f/1.9, e 5MP do Xiaomi Mi 8 Lite também não fazem nada feio, com boas fotos em ambientes com boa iluminação e até considerável nitidez em fotos escuras.

Mas o Xiaomi Mi 8 acaba mesmo garantindo um melhor nível na tonalidade das cores e nos detalhes da foto.

Ambos os modelos podem fazer fotos em Modo Retrato, com resultados bem satisfatórios, e contam com recursos de otimização como HDR e Inteligência Artificial para ajustes automáticos, além de poderem fazer vídeos em 4K @ 30 quadros por segundo e em câmera lenta.

Na parte frontal, o Xiaomi Mi 8 Lite apresenta melhor resolução, com 24MP, contra 20MP do Xiaomi Mi 8. As duas fazem selfies bem legais, especialmente quando a iluminação ambiente ajuda, mas o Mi 8 Lite sai na frente ao apresentar um sensor de imagem otimizado, mas sem grandes vantagens para um ou outro modelo.

Na parte frontal o Xiaomi Mi 8 Lite sai na frente ao apresentar melhor resolução, com 24 MP contra 20MP do Xiaomi Mi 8, e sensor de imagem mais evoluído, que resulta em imagens mais nítidas e bonitas. Assim, as selfies ficam mais legais no Mi 8 Lite.

Xiaomi Mi 8 também ganha em duração de bateria

A diferença em duração de bateria é pequena, já que o Xiaomi Mi 8 tem bateria de 3.400mAh e o Mi 8 Lite ficou com próximos 3.350mAh. Considerando outros elementos dos smartphones, como a tela OLED do Mi, de menor gasto energético, e o processador Snapdragon 660 do Mi 8 Lite, conhecido por ser bem econômico, podemos considerar um empate técnico, já que os dois vão apresentar consumo de bateria parecidos.

Os dois smartphones são compatíveis com sistemas de carregamento rápido da marca, e o acessório QC 3.0 Charger até vem com algumas versões do Xiaomi Mi 8. Assim, o smartphone recupera 100% de sua carga em cerca de 1h30 na tomada. Com o mesmo carregador, o Mi 8 Lite apresenta resultado parecido, mas é preciso comprar o acessório separadamente.

Xiaomi não tem garantia oficial

Xiaomi Garantia

Não custa lembrar. Qualquer que seja a sua escolha, é bom saber que ao comprar um smartphone Xiaomi, você não poderá contar com garantia ou assistência técnica autorizadas no Brasil, já que a marca não está presente no país. Os aparelhos disponíveis são importados e revendidos por cada loja.

Qual celular comprar: Xiaomi Mi 8 ou Xiaomi Mi 8 Lite?

Após esse comparativo, ficou claro que o smartphone Xiaomi Mi 8 é mais avançado que o Mi 8 Lite. Se você quer investir em um top de linha com alto desempenho, tela grande com ótima imagem e tecnologia OLED, câmeras de qualidade superior e até bateria mais poderosa, essa é a melhor opção. Mas, claro, também tem custo maior, e a diferença de preços entre o Mi 8 e o Mi 8 Lite pode ser considerável.

Já o Xiaomi Mi 8 Lite é quase imbatível em custo/benefício, e aparece como uma ótima alternativa até a outros modelos de categorias semelhantes de outras marcas, como Samsung e Motorola lançados na mesma época ou até um pouco depois. Perfeito para quem faz questão de ter um smartphone com desempenho muito bom, que não vai dar problemas no dia a dia, câmeras bem legais e tela que garante boa qualidade de imagem e imersão, mas sem gastar muito a mais por nada disso.

Confira as ofertas!

 

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone