Logo Zoom
Logo Zoom
Carregando ofertas com cashback...

Qualquer livro de Friedrich Nietzsche vai te fazer refletir sobre suas convicções e no que de fato acredita. O autor e filósofo alemão incentiva o pensamento crítico e desperta, até hoje, um posicionamento normalmente claro entre os leitores: ou há concordância, ou discordância. Sem espaço para meios termos.

Para te ajudar a conhecê-lo melhor, separamos essa lista dos livros do Nietzsche e suas melhores obras. Assim, é possível aprimorar os conhecimentos de filosofia e, ainda, conseguir boas indicações de leitura caso já goste do autor. Confira a lista a seguir e encontre a melhor opção para você.

Quer conhecer outros autores? Veja nossa lista com os melhores livros de filosofia para ler dos principais pensadores.

1. A Genealogia da Moral fala sobre sentimentos

Em A Genealogia da Moral, o filósofo discute a origem dos sentimentos morais. Ele investiga o surgimento do juízo do bem e do mal entre os povos, sem envolver nenhuma divindade no assunto.

Além disso, esse livro de Nietzsche também trata da origem da má consciência, da culpa e de outros assuntos afins. Em suma, o autor abre os olhos dos nossos sentimentos e razão para algo mais próximo da realidade humana, pois, para Nietzsche, resgatar as origens da moral do homem é resgatar a ele próprio.

Ficha técnica do livro A Genealogia da Moral:

  • Editora: BestBolso
  • Número de páginas: 176
  • Data de primeira publicação: 1887

Confira, também, os melhores livros de sociologia para ler e entender mais sobre a sociedade.

Essa obra foi escrita entre 1883 e 1885 e se tornou o livro mais famoso de Nietzsche. Ele relata os discursos, andanças e encontros inusitados de Zaratustra, o profeta, o qual sai de seu esconderijo nas montanhas para pregar o novo evangelho aos homens.

Embora a maioria dos livros de Nietzsche sejam de natureza poética e com vários substantivos e expressões, Assim Falou Zaratustra tem suas particularidades que fazem dele o sucesso que é até hoje.

Ficha técnica do livro Assim Falou Zaratustra:

  • Editora: Martin Claret
  • Número de páginas: 325
  • Data de primeira publicação: 1883

O livro A Gaia Ciência apresenta algumas discussões originais do filósofo a respeito da moral, conhecimento, arte, verdade e ilusão. A obra exibe diversas formas literárias, inclusive trechos humorísticos, poemas em prosa, parábolas, aforismo, diálogos breves e pequenos ensaios.

Esse livro de Nietzsche foi publicado em 1882, mas em 1887 o autor acrescentou um quinto capítulo à obra, o qual traz poemas que você não vai se arrepender de ler.

Ficha técnica do livro A Gaia Ciência:

  • Editora: Companhia das Letras
  • Número de páginas: 344
  • Data de primeira publicação: 1882

Para conhecer filosofia feita no Brasil, que tal conhecer os melhores livros de Mario Sergio Cortella?

4. Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante

Friedrich Nietzsche considera esse, juntamente com Assim Falou Zaratustra, sua principal e mais abrangente obra. Em Além do Bem e do Mal, o leitor vai encontrar temas da filosofia madura, como a crítica da moralidade e a psicologia da religião.

O estilo de humor, drama e poesia encontrados no livro se unem a densidade de sua crítica e resumem bem o porquê do filósofo ser considerado um dos principais precursores das principais correntes de pensamento do século XX: a psicanálise, o existencialismo e a filosofia analítica.

Ficha técnica do livro Além do Bem e do Mal:

  • Editora: Martin Claret
  • Número de páginas: 232
  • Data de primeira publicação: 1886

Quer refletir sobre si mesmo e sobre a sociedade brasileira? Veja os melhores livros do Leandro Karnal que podem ajudar nisso!

O Nascimento da Tragédia também é considerado, por muitos, o melhor livro de Nietzsche para começar a conhecer sua obra. Nele, Nietzsche fala sobre um jovem professor de letras clássicas e gerou grande polêmica pela ousadia na abordagem e por seu caráter pessoal. Na obra, a concepção tradicional dos gregos como povo simples e sereno foi desafiada.

Além disso, dizia que a ópera de Wagner renovava o espírito alemão, misturando intuição psicológica e reconstrução histórica. Trata-se de uma reflexão apaixonada pela existência. Por isso, vale a pena ser lido do início ao fim.

Ficha técnica do livro O Nascimento da Tragédia:

  • Editora: Companhia de Bolso
  • Número de páginas: 184
  • Data de primeira publicação: 1872

6. Crepúsculo dos Ídolos declara guerra contra os falsos ídolos

Penúltima obra escrita pelo autor e um dos livros mais famosos de Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos foi considerado pelo filósofo alemão como um aperitivo de sua obra para os leitores. Por ser um de seus últimos livros, ele sintetiza a filosofia do autor.

Mas isso não significa que ele não traga grandes debates. Nessa obra, Nietzsche questiona o que chama de "ídolos falsos, ocos e decadentes" do Ocidente, como a religião, a política, a razão e a ciência.

Ficha técnica do livro Crepúsculo dos Ídolos:

  • Editora: Lafonte
  • Número de páginas: 96
  • Data de primeira publicação: 1889

Conheça também a obra e melhores livros de Dostoiévski, autor e filósofo russo.

O filósofo e autor de livros Nietzsche é um dos mais conhecidos até hoje (Imagem: Shutterstock)

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu na Prússia, região da atual Alemanha, e foi um filósofo e filólogo de grande influência no século XIX. Ele acreditava no pensamento livre, sem controle cultural ou moral. O escritor se denominava ateu militante e teceu várias críticas à religião. Os livros de Nietzsche têm grande relevância até os dias de hoje e são usados para estudos em faculdades de todo país, sobretudo nas áreas de Filosofia e Sociologia.

O livro Além do Bem e do Mal é o mais indicado para começar a ler a obra de Nietzsche. Como citado acima, o próprio autor considerada esse o seu livro mais importante e mais abrangente.  

Em qual livro Nietzsche diz que Deus está morto?

Essa citação aparece pela primeira vez no livro A Gaia Ciência, de 1882. A partir dali, o filósofo alemão abordou a religião diversas vezes em sua obra, inclusive criticando-a como um dos falsos ídolos do Ocidente no livro Crepúsculo dos Ídolos.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade