Zoom indica em PC / Computador

Como montar um PC Gamer até 3000 reais?

Com R$ 3 mil você consegue montar um bom PC Gamer para rodar jogos em Full HD a 60 fps

PC
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Computadores gamer podem custar muito caro, principalmente se adicionarmos periféricos top de linha e um bom monitor. Entretanto, não é preciso gastar rios de dinheiro para conseguir um bom setup para rodar seus jogos em resolução Full HD a 60 fps.

Nessa lista aqui vamos mostrar que com menos de R$ 3 mil você consegue montar um bom PC gamer para conseguir se divertir com os amigos em jogos recentes como Fortnite ou Apex Legends, por exemplo.

Ah, nas seções de processador, placa mãe e placa de vídeo vocês verão duas opções, sendo uma para quem prefere a Intel e a outra para quem prefere AMD. Mas não se preocupe, ambos os setups conseguirão rodar os mesmos jogos em resolução Full HD a, no mínimo, 60 fps.

Placa mãe

A placa mãe é a parte mais importante do seu computador, já que é nela que todos os componentes serão conectados. Por conta disso, é importante optar por uma boa peça que já esteja preparada para futuros upgrades.

E a nossa dica é a Gigabyte H310M. Essa é uma boa placa mãe com slots para duas memórias RAM e suporte para até 32 GB. Também existem quatro slots para você adicionar HDs ou SSDs e suporte para a nova geração de processadores da Intel.

No caso de um setup AMD, uma opção equivalente é ASRock AM4 A320M. Essa é uma placa mãe com duas entradas para memória RAM e duas para HD ou SSD. O suporte é menor, porém o suficiente para o setup que estamos montando aqui.

Processador

Para rodar jogos de maneira suave, a peça mais importante é a placa de vídeo. Porém, é preciso possuir um bom processador para maximizar a performance. Por conta disso, as nossas sugestões são o processador Intel Core i5 8400, de oitava geração, e o AMD Ryxen 5 2600.

Ambos os processadores são muito poderosos e conseguirão entregar um ótimo desempenho. O Intel Core i5 é um quad-core capaz até mesmo de editar vídeos em 4K, o que mostra a potência desse processador. Em jogos ele oferecerá um bom desempenho e permitirá que você faça proveito de toda a potência da placa de vídeo.

O mesmo pode ser falado do AMD Ryzen 5 2600, que é o processador de escolha para quem prefere um setup AMD. Ele é o concorrente direto do Core i5 8400 e oferece ainda mais núcleos; são seis no total. Em jogos isso não faz muita diferença, mas assim como seu concorrente, ele também permitirá que a placa de vídeo atinja seu desempenho máximo.

Memória RAM

A memória RAM é quem vai dizer quantos programas ou abas do navegador você consegue abrir ao mesmo tempo. Dessa forma, se você planeja realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, é importante ter no mínimo 8 GB de memória RAM.

A nossa escolha aqui é pela memória RAM Fury de 8 GB e velocidade de 2400 Mhz. Com isso, você conseguirá jogar o seu jogo enquanto ouve música no Spotify ou YouTube, por exemplo, sem que isso atrapalhe a sua jogatina. Você poderá perder alguns fps, mas nada que te incomode.

HD/SSD

E se você quer ter muitos jogos instalados, é importante que possua um HD que suporte tudo isso. Por conta disso, nossa escolha é o BarraCuda de 1TB e velocidade de 7200 RPM. Isso garante que você conseguirá transferir arquivos e abrir programas de forma levemente mais rápida do que com um HD com velocidade de 5400 RPM, além de armazenar tudo que você quiser.

Mas se o HD não for tão rápido quanto você deseja, é possível adicionar um SSD para maximizar a performance. Caso opte por fazer isso, nossa escolha fica por conta do SSD Kingston de 120 GB. Não é muito espaço para você guardar seus jogos e arquivos, mas será possível salvar o sistema e os jogos que você quer abrir de forma mais rápida nesse SSD e deixar os menos importantes para o HD normal.

Gabinete

Quando estamos falando de um PC Gamer, é importante não economizar no gabinete. Isso porque se você comprar um gabinete muito barato, pode acabar não encontrando espaço para colocar todos os componentes que você comprou ou que irá comprar no futuro.

Dessa forma, um bom gabinete para se comprar sem gastar muito dinheiro é o PCYes Mercury. Com ele você consegue espaço suficiente para seus componentes, ventoinhas para que o PC não fique muito quente em jogatinas e, é claro, uma iluminação em LED para deixar todo o setup mais bonito.

Placa de Vídeo

Para conseguir rodar jogos sem problemas você terá que investir em uma boa placa de vídeo. E nesse caso, um ótimo custo/benefício é a Nvidia GeForce GTX 1060. Essa é uma placa de vídeo intermediária com 6GB de memória dedicada, o que fará com que você consiga rodar seus jogos em resolução Full HD a 60 FPS sem nenhum problema.

A alternativa para quem quer um setup totalmente AMD é a RX 580. Essa é uma placa de vídeo que compete diretamente com a GTX 1060 e oferece um desempenho similar na maioria dos games. Você também conseguirá rodar jogos em resolução Full HD a 60 FPS e no final das contas, vale a pena comprar a que estiver mais barata.

Fonte

Por fim, para conseguir manter tudo isso funcionando você também terá que comprar uma fonte de qualidade. Nesse caso, uma das melhores escolhas é a EVGA 500W 80 Plus White. Essa fonte conseguirá manter todos os componentes funcionando corretamente e não será um problema para quem deseja um PC Gamer.


Leia Também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador