Tênis Adidas Puremotion é bom? Confira análise do tênis de corrida

O Adidas Puremotion é um tênis de entrada, com ótimo amortecimento e custo-benefício

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem gosta de correr (e preza pela qualidade de um tênis para corrida), certamente já pensou em adquirir um modelo da Adidas. A marca alemã, que surgiu da parceria dos irmãos Dassler há um século, é referência no segmento, estando presente no dia a dia de amadores e profissionais. Dentre os modelos mais buscados na internet, o tênis Adidas Puremotion é um dos destaques dignos de análise, principalmente pelo o que oferece a um bom custo-benefício.

O modelo possui cabedal, ou seja, a parte superior do tênis, confeccionado em material têxtil, e conta com suporte no arco, calcanhar e entressola para conforto e amortecimento. Ele é recomendado para uso na rua, na esteira ou mesmo casualmente, mas será que é o melhor tênis para corrida? Para entender se o Adidas Puremotion é o calçado ideal para você, preparamos uma análise de ficha técnica em que consideramos o design, o amortecimento e o custo-benefício, e mais. Confira abaixo!

Está em busca do melhor tênis para corrida da Adidas? Veja o artigo que preparamos!

Veja a análise de ficha técnica do tênis para corrida Adidas Puremotion! (Imagem: Divulgação/Adidas)
Veja a análise de ficha técnica do tênis para corrida Adidas Puremotion! (Imagem: Divulgação/Adidas)

Aproveite para conferir outras análises de ficha técnica:

Pisada

Adidas Puremotion é indicado para pisadas neutras e para quem está iniciando na prática da corrida (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion é indicado para pisadas neutras e para quem está iniciando na prática da corrida (Imagem: Divulgação/Adidas)

Antes de mais nada, para saber se aquele tênis para corrida é ideal para você, é necessário entender qual é o seu tipo de pisada: pisada neutra, pisada pronada ou pisada supinada. A pisada neutra é caracterizada por impulsionar a passada com a parte frontal do pé. Nela, o pé atinge o solo de maneira uniforme.

Já a pisada pronada é aquela que começa do lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas ao dedão. É o típico "pisar para dentro". Por fim, a pisada supinada é justamente o contrário. Ela inicia no calcanhar e mantém o contato do pé com o solo no lado externo, terminando a pisada no dedinho.

No caso do tênis Adidas Puremotion, a pisada ideal para quem quer desfrutá-lo é a pisada neutra, que favorece a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações. Esse tênis para corrida é uma ótima opção para corredores amadores, que estão iniciando na prática da corrida. Ele também é uma ótima opção para ser um tênis reserva (o chamado "tênis de descanso").

Tecido

Adidas Puremotion traz tecido super leve no cabedal e no revestimento interno (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion traz tecido super leve no cabedal e no revestimento interno (Imagem: Divulgação/Adidas)

O Adidas Puremotion se caracteriza pela maciez, com o cabedal em material têxtil e Mesh, um tipo de tecido que apresenta tramas abertas para maior ventilação. Em ambos os modelos, masculino e feminino, podemos ver as famosas três listras da Adidas sem costura, com fechamento em cadarço. Assim, você fica seguro para dar as passadas com estabilidade e segurança, sem perder a leveza e o conforto.

Ele é um tênis de fácil calçamento, com forro e estofamento interno também em material têxtil, para "abraçar" a pisada de forma bastante confortável. Isso garante máxima respiração da pele e estabilidade durante as atividades físicas, que podem ser internas (indoor) ou externas (outdoor), seja correndo na esteira ou caminhando na rua.

Solado

Adidas Puremotion possui solado de borracha resistente e que adere bem a qualquer tipo de solo (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion possui solado de borracha resistente e que adere bem a qualquer tipo de solo (Imagem: Divulgação/Adidas)

O tênis Adidas Puremotion traz um solado de borracha EVA macia, porém resistente, com uma boa aderência em todos os tipos de superfície. Seja para uma caminhada leve, uma corrida moderada ou um passeio casual ao ar livre, a sensação prometida pelo fabricante é a de "estar flutuando". A proposta do modelo é a de máximo conforto, maciez e durabilidade.

Se você busca por um tênis para corrida que absorva bem o impacto e que garanta estabilidade durante as passadas, principalmente se você tiver pisada neutra, o Adidas Puremotion pode suprir as suas necessidades. As ranhuras no solado também auxiliam na flexibilidade durante a movimentação dos pés, reduzindo o desgaste e garantindo que o exercício físico seja mais produtivo.

Amortecimento

Adidas Puremotion conta com entressola com amortecimento em Cloudfoam (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion conta com entressola com amortecimento em Cloudfoam (Imagem: Divulgação/Adidas)

O Adidas Puremotion apresenta a tecnologia Cloudfoam, presente no solado e na entressola, que é um suporte que proporciona conforto e amortecimento, sendo a mesma presente no Adidas Duramo e na série Adidas CF. Essa espuma de baixa densidade é macia e se adapta aos pés, dando ótimo suporte ao arco dos pés e aos calcanhares.

O modelo ainda possui uma palmilha macia e removível, para facilitar a higienização e diminuir a proliferação de microorganismos na parte interna do tênis. Ou seja, o tênis Adidas Puremotion é uma combinação voltada para o conforto e leveza, em todos os elementos internos e externos do calçado.

Drop

Adidas Puremotion tem drop considerado alto (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion tem drop considerado alto (Imagem: Divulgação/Adidas)

O drop é a diferença de altura entre a parte da frente e a parte traseira do calçado. Um tênis com drop mais baixo favorece os corredores que tendem a pisar mais com o antepé e que desejam alcançar alta performance. Já um tênis com drop mais alto auxilia os corredores que pisam mais com o calcanhar e que querem treinar de forma constante.

Por ser um modelo para corrida, mas com características básicas para performance iniciante, o tênis Adidas Puremotion possui uma inclinação maior, que ajuda no impulsionamento de quem pisa mais com o calcanhar e quer treinar de forma constante. Caso você busque um modelo para corrida de alta performance, o ideal é ir diminuindo a altura do drop, de forma a concentrar a pisada no antepé.

Design

Adidas Puremotion proporciona um visual neutro e que combina com todo tipo de look (Imagem: Divulgação/Adidas)
Adidas Puremotion proporciona um visual neutro e que combina com todo tipo de look (Imagem: Divulgação/Adidas)

Do casual ao esporte fino, o Adidas Puremotion aposta em cores neutras, com combinações suaves e sem costuras externas. Ergonomicamente falando, ele é um tênis leve, ultramacio, confortável e que se adapta bem às mais diversas atividades esportivas: do passeio casual à corrida. O acabamento interno e externo com revestimento têxtil em Mesh é respirável e suave ao toque. Existe ainda uma versão sem cadarço, chamada Adidas Puremotion Adapt, com tiras externas bordadas com a logotipo da marca.

Seja para treinar, caminhar ou ir à academia, o tênis Adidas Puremotion é vendido em todos os tamanhos e com várias possibilidades de tons para combinar com seu guarda-roupa. Ele está disponível nas versões feminina e masculina, sendo que alguns modelos femininos possuem revestimento interno estampado. Nos modelos femininos, ele é encontrado nas cores preto, branco, cinza, azul claro e estampado. Já nos modelos masculinos, as cores preto, azul marinho, cinza e o famoso azul royal são os destaques.

Vale a pena comprar?

Descubra se vale a pena comprar o Adidas Puremotion (Imagem: Divulgação/Adidas)
Descubra se vale a pena comprar o Adidas Puremotion (Imagem: Divulgação/Adidas)

Com preço médio de R$199 a R$359, em ambas as versões (masculina e feminina), o Adidas Puremotion é considerado um modelo de entrada, para praticantes de corrida iniciantes. No entanto, isso não quer dizer que ele não seja um excelente tênis, com boa durabilidade e apropriado para a prática de diversos tipos de atividade física.

É interessante ressaltar que, nessa faixa de preço, o tênis Adidas Puremotion talvez seja um dos melhores modelos a se investir, considerando a confiabilidade da marca. Até que você necessite de um calçado para alta performance, ele será mais do que suficiente para a prática na academia, em casa ou na rua. Além disso, o modelo possui excelentes avaliações por parte dos usuários, fora o ótimo custo-benefício.

Prós

  • Acabamento têxtil confortável;
  • Leve e ultramacio;
  • Solado resistente e bom amortecimento;
  • Indicado para caminhada, corrida ou uso casualmente;
  • Disponível em versão masculina e feminina, em diversas cores e combinações.

Contras

  • Indicado apenas para pisada neutra;
  • Para treinos leves e uso diário.

Ficha técnica

  • Tipo de Tênis: Corrida/Casual
  • Material do Tênis: Têxtil e Mesh
  • Material da Sola: Borracha
  • Tamanho do Tênis: 37 ao 44 (Masculino); 34 ao 39 (Feminino)
  • Altura do Tênis (Drop): Não informado pelo fabricante
  • Tipo de Pisada: Neutra
  • Cores Disponíveis: Preto, azul marinho, cinza e azul royal (Masculino); Preto, branco, cinza, azul e estampado (Feminino)

Veja mais sobre o universo de tênis: