Smart TV Samsung QN90A em cima de um rack em Modo Ambiente. A parede ao fundo é branca.

TV Samsung Neo QLED QN90A: tecnologia de ponta e alta qualidade de imagem

A smart TV Samsung QN90A tem painel mini LED e recursos que garantem uma experiência completa

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Em 2021, a Samsung anunciou a nova linha de TVs Neo QLED, com painel mini LED e altíssima qualidade de imagem, além de tecnologias de ponta. Entre os modelos 4K da linha, a QN90A é a opção mais premium. Para descobrir se essa TV realmente entrega aquilo que promete e se vale a pena fazer esse alto investimento, testamos a QN90A de 55 polegadas.

Imagem da TV QN90A. Ao lado, o texto: "5 dias de teste" e abaixo: "Nota 10"

Se quiser conhecer melhor essa smart TV Neo QLED da Samsung, confira nosso review a seguir. A QN90A foi avaliada com base em seis critérios: design, imagem, desempenho, áudio, conectividade e custo-benefício. Vem ver nossas opiniões sobre a TV e descubra se ela é o aparelho que você procura!

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras da Samsung NEO QLED QN90A:

Imagem com texto: "Prós: recursos premium, alta conectividade e excelente qualidade de imagem. Contras: preço alto"

A QN90A tem alta conectividade com smartphones, dispositivos inteligentes em geral e aparelhos que possam ser ligados a ela, como videogames e soundbars. Além disso, o modelo da linha Neo QLED tem a qualidade de imagem mais alta do mercado e recursos premium.

O único ponto negativo da QN90A é o preço alto, mas que já era esperado, por se tratar de um modelo top de linha.

Para conhecer mais sobre as TVs da marca, confira nossa matéria completa sobre as linhas de TVs Samsung.

Encontre no Zoom as melhores ofertas para a Samsung QN90A 65":

Ficha técnica da Samsung NEO QLED QN90A 55"

Imagem com a ficha técnica da smart TV Samsung QN90A

Design e acabamento

Sala de estar de casa elegante à beira de um lago. Ao centro da foto, um rack com a TV QN90A.
O design da QN90A é discreto e muito elegante (Foto: Divulgação/Samsung)

A QN90A tem o Neo Slim Design, anunciado pela Samsung para os modelos premiums de 2021. A TV tem menos de 2,7 cm de espessura, sendo uma das mais finas do momento. Isso permite fixar a QN90A bem próxima à parede, criando um efeito de quadro. Já se você optar por usar o aparelho sobre um rack (essa foi a minha opção), a TV fica com 23,5 cm de espessura com o suporte.

Além disso, o modelo tem bordas super finas e quase imperceptíveis ao redor da tela. Isso contribui para o visual elegante que a QN90A traz para o ambiente. Como já é comum nas smart TVs Samsung, esse aparelho tem canaletas para fios na parte traseira, criando um visual livre de cabos. Por tudo isso, a QN90A ganha nota máxima em design e acabamento. Ela não apenas não prejudica a decoração da sua casa, como traz mais elegância para o ambiente.

Imagem

Para falar da qualidade da imagem dessa smart TV, antes preciso falar sobre o que a Samsung anunciou para a QN90A. Essa é uma TV Neo QLED que usa um painel mini LED, que substitui cada LED convencional por versões 40 vezes menores. Isso para entregar imagens com maior detalhamento, além de contribuir para um maior contraste, já que é possível iluminar pequenas regiões de cada vez.

Na prática, essa mudança é visível. Minha primeira impressão, ao ligar a TV e escolher uma série gravada em 4K para assistir, foi que os níveis de brilho e contraste são muito superiores aos da minha TV - um modelo 4K com tela LED. Isso, com certeza, proporcionou uma experiência bastante superior. Além disso, as cores são intensas e muito reais e o níveis de detalhes é incrível. Para fechar o combo, a frequência de 120 Hz deixas as imagens mais fluidas e ajuda a evitar borrões na tela, mesmo em cenas de ação.

Desempenho

Montagem com duas fotos: na 1ª, mão segura o Solar Cell virado de frente. Na 2ª, aparece a parte traseira.
O controle Solar Cell tem painel de energia solar (Foto: Acervo pessoal)

Da primeira vez que eu usei uma TV Samsung, tive um pouco de dificuldade de me adaptar ao sistema Tizen. Dessa vez, eu já estava acostumada à interface e à usabilidade dele e foi bem mais fácil fazer tudo que eu queria. Não tenho nenhuma reclamação quanto ao sistema: ele é prático, fácil de usar e não apresenta delay para responder aos comandos.

Como acontece com outros modelos das linhas QLED e Neo QLED, a QN90A vem com o controle remoto Solar Cell. Ele é uma versão do Controle Remoto Único, que acompanha os modelos mais básicos da marca, mas com um painel de energia solar para carregar o controle, não necessitando de pilhas ou baterias. Nós temos um artigo que explica tudo sobre o Solar Cell. Esse controle também pode dar comandos a qualquer dispositivo que esteja conectado à smart TV, eliminando a necessidade de usar vários controles remotos.

Alguns recursos dessa TV merecem destaque, como o Filmmaker Mode, que permite assistir a filmes no formato em que foram gravados, e o Modo Ambiente 4.0. Para os gamers de plantão, não faltam recursos que ajudam a ter uma experiência completa. Infelizmente, eu não tenho um console em casa para testar, mas a QN90A tem Motion Xcelerator Turbo+, que proporciona respostas rápidas e sem frames quebrados, e FreeSync Premium Pro, que garante a sincronia entre videogame e televisão.

Outro destaque vai para Samsung TV Plus, serviço de IPTV exclusivo da marca, que já vem na TV e não precisa de assinatura. Vale também falar que a QN90A é compatível com três assistentes virtuais: a Alexa, o Google Assistente e a Bixby, da própria Samsung. Mas falaremos sobre isso mais à frente, no tópico sobre conectividade.

Aproveite para conhecer melhor como funciona e como usar o Modo Ambiente.

Áudio

Uma smart TV com altíssima qualidade de imagem não podia deixar o áudio de lado, né? E, de fato, a QN90A não decepciona nesse quesito. Para começar, são 60W de potência de som, suficiente para uma sala de estar grande. Além disso, o modelo conta com Dolby Digital Plus e o recurso Som em Movimento Plus, que garante que o som acompanhe a ação, criando uma experiência mais envolvente. De fato, o áudio da TV é excelente e alcança volume altos sem distorcer. Eu, que sou apaixonada por séries, tive uma ótima experiência de som e imagem ao assistir à minha série do momento.

Se você busca uma experiência ainda mais completa, pode usar uma soundbar para conseguir mais potência e qualidade de som. E a QN90A tem o recurso Sincronia Sonora, que soma o som da soundbar aos alto-falantes da TV para proporcionar uma experiência sonora única.

Conectividade

A QN90A tem ótima conectividade e um serviço de IPTV exclusivo da Samsung (Foto: Acervo pessoal)
A QN90A tem ótima conectividade e um serviço de IPTV exclusivo da Samsung (Foto: Acervo pessoal)

A QN90A também merece nota máxima na conectividade. Em primeiro lugar, ela tem 4 entradas HDMI, 2 portas USB, além de porta Ethernet e entradas AV e Óptica. Ela também tem conexão Wi-Fi e Bluetooth, é claro. Isso garante ótima conectividade com dispositivos externos, seja com fios ou não. Mas, até aí, é o que se espera de qualquer smart TV.

Mas essa TV Neo QLED tem outros pontos positivos. Se você busca um aparelho compatível com assistentes virtuais, a QN90A tem três: a Bixby, da própria Samsung, a Alexa e o Google Assistente. Você pode selecionar qual dos três prefere usar e os comandos de voz podem ser dados pelo controle remoto ou por um smart speaker, caso você tenha um. É possível alterar a qualquer momento o assistente que você quer usar e eu testei as três opções. Todos foram bem fáceis de conectar e responderam perfeitamente a todos os meus comandos.

Além disso, essa TV também é compatível com o app Smart Things, que transforma a televisão em uma central de automação para controlar diversos dispositivos inteligentes, como lâmpadas, ar-condicionado, entre outros. Como eu tenho uma smart lâmpada, experimentei usar o Solar Cell para pedir que a Alexa acendesse e apagasse a luz e os comandos foram prontamente atendidos. Por isso, a QN90A ganha vários pontos e não tenho nada a reclamar quanto à conectividade.

Confira, aqui, como conectar a Alexa à sua TV Samsung.

Custo-benefício

É um pouco difícil falar sobre custo-benefício quando tratamos de uma TV que custa R$ 12.000. Mas, se considerarmos tudo o que a QN90A traz em questão de imagem, áudio, conectividade e tecnologias, podemos pensar, sim, que essa smart TV é um bom investimento. Apesar do preço alto, ela entrega ótima qualidade em todos os aspectos e, se você busca uma smart TV de ponta e tem esse valor, vale a pena apostar nesse modelo.

Pensando por esse lado, posso dizer, com certeza, que a QN90A tem ótimo custo-benefício.

Produtos similares

A QN90A está entre as melhores TVs 4K disponíveis no mercado atualmente. Mas, se você busca uma TV premium e quer checar mais opções antes de escolher o modelo ideal para você, separamos alguns modelos que também valem muito a pena. A The Frame 2021, por exemplo, é uma smart TV QLED da Samsung com recursos muito legais e ainda conta com o Modo Arte, que transforma a tela em um quadro. Nós testamos a The Frame e falamos tudo sobre ela no nosso review.

Além dela, a LG G1 é uma smart TV OLED, também lançada em 2021, e é um dos melhores modelos da marca no momento. Ela faz parte da linha OLED evo, anunciada recentemete pela LG, que vai um passo além do OLED convencional. A G1 é uma TV premium, com plataforma de inteligência artificial, assistentes virtuais, além de Dolby Vision IQ, Dolby Atmos e recursos variados. Isso sem falar no Gallery Design, que é elegante e ultrafino.

Confira as melhores ofertas para essas duas smart TVs:

Conclusão

A Samsung Neo QLED QN90A é uma smart TV premium que entrega tudo o que promete: ela tem excelente qualidade de imagem e som, altíssima conectividade e recursos que deixam a experiência mais completa, independentemente de qual for o seu padrão de uso. Por isso, ela é uma ótima opção para quem busca um aparelho de ponta.

O preço alto faz com que esse modelo não seja muito acessível, mas não impede que a QN90A tenha um bom custo-benefício. Isso porque, embora seja considerada uma smart TV cara, as tecnologias usadas no aparelho justificam o preço cobrado.