Huawei nova 5T vs Huawei P30 Pro: conheça as diferenças em ficha técnica

Com mesmo processador o P30 Pro, nova 5T é a aposta da Huawei para o público gamer.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

O Huawei nova 5T e o Huawei P30 Pro são smartphones avançados da fabricante chinesa, à venda no Brasil. Apesar de terem o mesmo processador (Kirin 980) e modelos com 8 GB de memória RAM, os celulares são voltados a públicos diferentes. Isso se reflete no preço e em alguns componentes de ficha técnica – enquanto o nova 5T é indicado para quem tem como prioridade a alta performance em apps pesados e games, o P30 Pro também tem apelo para fotografia.

Para te ajudar a entender o que de fato muda entre as especificações desses telefones da Huawei, montamos um comparativo completo que analisa câmeras, design, bateria e muito mais. Veja nas linhas a seguir.

Leia também: Review Huawei P30 Lite: vale a pena comprar o celular chinês?

Produto indisponível

a partir de:R$ 5.349,00

Lançamento (Brasil)
Abril de 2020
Maio de 2019
Tela
  • 6,26 polegadas
  • Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • IPS LCD
  • 6,47 polegadas
  • Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
  • OLED
Processador
Kirin 980 (octa-core de até 2,6 GHz)
Kirin 980 (octa-core de até 2,6 GHz)
Memória RAM
8 GB
8 GB
Armazenamento
128 GB
256 GB
Memória expansível
Não
Somente via NM (até 256 GB)
Câmera traseira
  • 48 MP (f/1.8 )
  • 16 MP (f/2.2) (ultra-wide)
  • 2 MP (f/2.4) (macro)
  • 2 MP (f/2.4) (profundidade)
  • 40 MP (f/1.6) (OIS)
  • 8 MP (f/3.4) (teleobjetiva; periscópio) (OIS)
  • 20 MP (f/2.2) (ultra-wide)
  • ToF 3D (profundidade)
Câmera frontal
32 MP (f/2.0)
32 MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps
4K @ 30 fps
Resistência à água e poeira
Não
Sim (IP68)
Sistema operacional de fábrica
Android 9 Pie
Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim (lateral)
Sim (sob a tela)
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Bateria
3.750 mAh
4.200 mAh
Carregamento sem fios
Não
Sim
Cores
  • Preto
  • Azul (Crush blue)
  • Preto
  • Azul (Aurora)
Dimensões e peso
  • Altura: 154,25 mm
  • Largura: 73,97 mm
  • Profundidade: 7,87 mm
  • Peso: 174 g
  • Altura: 158 mm
  • Largura: 73,4 mm
  • Profundidade: 8,41 mm
  • Peso: 192 g
Ofertas
Produto indisponível
Ver preços

Design

Huawei P30 Pro é resistente à água

Em construção, uma das principais diferenças entre os modelos é a ausência da resistência à água no nova 5T. Já o P30 Pro traz a certificação IP68, que permite submersão em até 1,5 metro por até 30 minutos, oferecendo maior segurança para utilizar o celular em ambientes com piscina ou no chuveiro, por exemplo.

O P30 Pro se destaca por ter proteção contra água e poeira. (Imagem: Divulgação/Huawei)
O P30 Pro se destaca por ter proteção contra água e poeira. (Imagem: Divulgação/Huawei)

Os dois celulares da Huawei apostam em um acabamento feito em vidro e bordas em alumínio, mas se diferenciam um pouco na parte de design. O P30 Pro chega ao Brasil em duas cores, preto ou um azul com alguns formatos em ondas que fazem o degradê da cor no corpo do aparelho.

O nova 5T também está disponível em duas cores, preto e azul, mas tem um acabamento holográfico. Os dois apostam em um conjunto de câmeras traseiras alocado de forma vertical.

Na parte frontal, o P30 Pro adotou o entalhe em formato de “U” para alocar a câmera, uma solução discreta e que ocupa pouco espaço. O modelo deve proporcionar maior imersão ao assistir conteúdos audiovisuais, já que a tela é levemente curvada e conta com poucas bordas inferiores e superiores.

Huawei nova 5T na cor azul. (Imagem: Divulgação/Huawei)
Huawei nova 5T na cor azul. (Imagem: Divulgação/Huawei)

No nova 5T, a Huawei optou por usar o "furo" na tela, que está se tornando mais popular entre os últimos lançamentos. Esse celular conta com bordas bem finas no geral, mas aqui a empresa não quis adotar as pequenas curvas para o display.

Nenhum dos dois traz a entrada P2 (3,5 mm) para fones de ouvido, o que pode ser incômodo para quem já têm fones com fio. A saída é optar por um adaptador USB-C ou investir em fones Bluetooth.

Tela

Display OLED do Huawei P30 Pro é mais econômico

Nesse quesito, temos mais um ponto para o P30 Pro. O smartphone conta com uma tela de tecnologia OLED, que é mais econômica do que a IPS LCD do nova 5T, além de proporcionar contrastes mais intensos, com um preto mais profundo. A cereja do bolo é que o display no Huawei P30 Pro traz um leitor de digitais embutido, oferecendo maior praticidade na hora do desbloqueio seguro (no nova 5T, esse sensor biométrico fica na lateral do aparelho).

Tela do P30 Pro tem bordas curvas. (Imagem: Karlis Dambrans/Shutterstock)
Tela do P30 Pro tem bordas curvas. (Imagem: Karlis Dambrans/Shutterstock)

Falando agora nas dimensões, o P30 Pro tem painel de 6,47 polegadas, no formato 19,5:9, e conta com resolução Full HD+. Já o nova 5t apresenta uma tela um pouco menor, com 6,26 polegadas, mas também com alta resolução. Na prática, ambos entregam imagens bem definidas e ricas em detalhes, mas o P30 Pro deverá agradar aos usuários mais exigentes com cores.

Desempenho

Huawei nova 5T é focado em alta performance para jogos

Os dois celulares têm o processador Kirin 980, modelo octa-core que alcança até 2,6 GHz e é de fabricação da própria Huawei. É um excelente chip – potente o suficiente para rodar bem qualquer aplicação (mesmo as mais pesadas disponíveis na Play Store), e econômico, já que é fabricado em processo de 7 nanômetros.

A Huawei destaca em seu site oficial a presença da GPU Mali-G76 no nova 5T, que deve incrementar a performance em jogos. Ela também está presente no P30 Pro.

Huawei nova 5T é um celular premium pensado no público gamer. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Huawei nova 5T é um celular premium pensado no público gamer. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Outra coisa com a qual você não precisa se preocupar é com o suporte aos aplicativos do Google, pois o nova 5T não faz parte do grupo de celulares da empresa que não chegará com eles, bem como o P30 Pro. A resposta da Huawei para isso é que ambos os smartphones foram homologados antes da sanção do governo dos Estados Unidos à fabricante chinesa.

Os dois smartphones têm modelos com 8 GB de memória RAM, mas diferem quanto ao armazenamento: P30 Pro tem 256 Gb de espaço interno e opção para expansão com cartão NM (Nano Memory), e o nova 5T tem 128 GB, quantidade que não pode ser aumentada.

Huawei nova 5T tem Android 9 de fábrica. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)
Huawei nova 5T tem Android 9 de fábrica. (Imagem: Lukmanazis/Shutterstock)

Eles chegam com Android 9 (Pie) de fábrica, mas já com atualização pendente para o Android 10. Vale lembrar que eles usam a interface personalizada EMUI 10.

Câmeras

O grande destaque do Huawei P30 Pro

O P30 Pro tem um conjunto de lentes Leica, com o sensor principal de 40 MP e estabilização óptica de imagem (OIS). Há também um com 8 MP, lente periscópica com zoom óptico de até 5 vezes, e OIS. O smartphone usa o chamado “zoom híbrido”, que combina o óptico com o digital, para aproximar a imagem em até 50 vezes. Ele também tem uma câmera de 20 MP para fotos ultra-wide e um sensor ToF 3D, que serve para o efeito de profundidade no Modo Retrato.

Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)
Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)

Quando foi lançado, o P30 Pro era o melhor celular do mundo para fotografias e hoje, mais de um ano depois, ainda está entre os melhores. Ele consegue fotos excelentes durante o dia e abusa do seu grande poder de zoom, mas um de seus maiores destaques é o Modo Noturno. Mesmo em ambientes com quase nada de iluminação, o smartphone ainda consegue fotos ricas detalhes.

Super Zoom de 50x do Huawei P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)
Super Zoom de 50x do Huawei P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)

O Nova 5T também tem um conjunto quádruplo de câmeras, cujo sensor principal tem 48 MP e abertura f/1.8. Ele também possui uma lente ultra-wide, para fotos com um ângulo mais aberto, essa que possui 16 MP. Diferente do P30 Pro, ele não aposta em uma lente teleobjetiva periscópica, no lugar dela a Huawei optou por um sensor de 2 MP macro, para fotos com muitos detalhes mesmo com o objeto bem próximo à câmera. Para finalizar, ele tem uma câmera de 2 MP para fazer o efeito de profundidade.

Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei nova 5T (Imagem: Divulgação/Huawei)
Conjunto quádruplo de câmeras do Huawei nova 5T (Imagem: Divulgação/Huawei)

Mesmo com mais megapixels, o seu sensor principal é um pouco inferior ao do P30 Pro. No modo noturno, ele também fica atrás, entregando imagens com menos riqueza em detalhes. As fotos também recebem uma grande ajuda de Inteligência Artificial, que identifica os ambientes e ajusta as configurações para que as imagens fiquem melhores em determinadas ocasiões.

Em geral, o nova 5T faz boas fotos, mas não é indicado para profissionais ou usuários que têm como fotografia uma prioridade. Isso porque além do P30 Pro, existem outros celulares (até na mesma faixa de preço do nova 5T), com especificações melhores nesse sentido – é o caso do Galaxy S10, da Samsung.

Selfies e gravações de vídeo

Tanto o P30 Pro quanto o Huawei nova 5T contam com uma câmera frontal de 32 MP, com abertura de lente f/2.0, e têm suporte a HDR. Eles conseguem selfies com bom nível de detalhes.

Na parte de gravação os dois filmam em 4K a 30 fps, mas talvez seja melhor usar a resolução Full HD (1080p) a 60 fps, pois ambos têm estabilização eletrônica nesta configuração. O recurso evita que seu vídeo fique “tremendo” com leves movimentos de mão ou caminhada, deixando a gravação mais suave e natural.

O P30 Pro ainda permite que você grave usando duas câmeras simultaneamente, então você pode fazer vídeos com o sensor principal enquanto também grava com a ultra-wide, por exemplo, e ver o cenário em diferentes perspectivas.

Recurso para gravar vídeo com duas câmeras ao mesmo tempo. (Imagem: Divulgação/Huawei)
Recurso para gravar vídeo com duas câmeras ao mesmo tempo. (Imagem: Divulgação/Huawei)

Bateria

Huawei P30 Pro suporta carregamento sem fio

O Huawei nova 5T tem bateria de 3.750 mAh, que com uso moderado deve conseguir atingir um dia completo sem grandes problemas. Já o P30 Pro traz capacidade para 4.200 mAh, e deve proporcionar maior autonomia longe das tomadas, já que também traz a tela com tecnologia OLED, mais econômica.

O modelo mais avançado da empresa segue em vantagem na parte de carregamento turbo, já que ele tem suporte a carregadores de 40W, enquanto que o nova 5T suporte a carregadores de 22,5W, no máximo. Em termos práticos, o Huawei P30 Pro carrega 70% de sua bateria em 30 minutos, enquanto o lançamento mais recente carrega 50% em 24 minutos.

Além disso, o P30 Pro tem suporte a carregamento sem fio de 15W e à tecnologia de carregamento reverso que funciona de forma universal, então basta colocar outro dispositivo que também tenha essa função em cima do aparelho, que esse começará a carregar. Esses recursos estão indisponíveis no Huawei nova 5T.

Tecnologia de carregamento reverso do P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)
Tecnologia de carregamento reverso do P30 Pro (Imagem: Divulgação/Huawei)

Qual celular comprar?

Descubra qual celular Huawei entrega o melhor custo-benefício para você

O nova 5T não foi um celular fabricado para competir com o P30 Pro. Pelo contrário, ele é uma alternativa mais barata a celulares premium, e busca entregar o máximo de recursos possível que os modelos mais avançados possuem. No momento de publicação deste artigo, ele podia ser encontrado por a partir de R$ 2.720, enquanto o P30 Pro tinha valores acima de R$ 4 mil.

Desse modo, o nova 5T é uma boa opção para quem precisa de altíssimo desempenho, especialmente em games, e pode abrir mão das melhores câmeras e de uma tela OLED. No entanto se você busca a melhor experiência em fotografia por custo também acessível, vale ficar de olho em marcas concorrentes. O Galaxy S10 se sai melhor nesse quesito, e está na mesma faixa de preço. O iPhone 11, por sua vez, é uma grande referência em foto e vídeo, só que por um preço mais próximo ao do P30 Pro.

Compare preços

Encontre as melhores ofertas para o Huawei nova 5T e para o Huawei P30 Pro no Zoom

Concorrentes: