Logo Zoom
Logo Zoom

A ação e estratégia dos jogos de espada são um caso à parte! Esses games são capazes de ir além do entretenimento e nos fazer mergulhar até mesmo em uma dose a mais de história do mundo. A boa notícia é que os títulos de jogo de guerra de espada são diversos e, chamam a atenção por seus gráficos incríveis e jogabilidade.

Por isso, o Zoom fez uma lista com diferentes jogos de espada que podem ser encontrados nas principais plataformas: Xbox Series X/S, Xbox One, PS4, PS5 e PC. Por aqui, você poderá conferir jogos com ambientações e propostas diferenciadas e com ótimos motivos para empunhar sua espada e superar desafios.

Ghost of Tsushima

Um jogo de guerra de espada exclusivo para PS4 e PS5

Ghost of Tsushima é um jogo de guerra de espada exclusivo para PS4 e PS5 (Divulgação/Ghost of Tsushima)

Nada mais justo do que começar a lista dos melhores jogos de espada em 2021 com Ghost of Tsushima, afinal, o contexto é simplesmente um duelo entre honra e vingança.

Engana-se quem pensa que esse é apenas um jogo de luta com espada: sua dinâmica é considerada extremamente complexa e com uma excelente variedade, principalmente para quem gosta de uma boa dose de desafios e de contar com a liberdade de tomar decisões no decorrer do jogo.

Outro ponto de destaque são os gráficos e uma fotografia considerada impressionante por muitos jogadores. Essas características permitiram recriar com louvor a cultura japonesa.

O enredo se inicia com o último samurai da Ilha de Tsushima, Jin Sakai, ainda durante a invasão do império mongol no Japão no ano de 1274. O guerreiro deverá conseguir ressurgir das cinzas após ver seu exercito ser derrotado – é a partir daí que ele precisará seguir um novo estilo de luta (o estilo fantasma) e, assim, libertar e vingar o Japão.

Sekiro: Shadows Die Twice

Um jogo de guerra de espada premiado, disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC e Google Stadia

Sekiro: Shadows Die Twice se passa em 1500 e apresenta inimigos épicos em mundo sombrio (Divulgação/Sekiro: Shadows Die Twice

Seguindo a mesma linha de Ghost of Tsushima, Sekiro: Shadows Die Twice também é ambientado no Japão. A primeira diferença é que esse jogo de guerra de espada se passa em 1500 e apresenta inimigos épicos em mundo sombrio e muito distorcido. Vale destacar que o jogo foi considerado o “jogo do ano” pelo The Game Awards no ano de 2019.

Produzido pela From Software, a linha narrativa em Sekiro mantém a inspiração de outros títulos de sucesso, como Demon’s Souls e Dark Souls. O que mais chama a atenção entre os três jogos é justamente o nível de dificuldade. O nome do jogo é  também o nome do protagonista, que quer dizer “lobo de um braço só”.

Isso fica evidente para os jogadores, visto que ele perdeu seu braço e, por isso, precisa usar uma prótese. Ele tem como objetivo resgatar seu mentor que foi sequestrado por um dos clãs.

Todo esse jogo de espada é em terceira pessoa e os combates são rápidos sem deixar de lado o fato de serem bem sangrentos, portanto, não é um jogo para crianças!

The Witcher 3: Wild Hunt

Um jogo de espada que apresenta um mundo aberto e possibilidades de finais diferentes

The Witcher 3: Wild Hunt é baseado na adaptação de uma série polonesa de livros (Divulgação / CD Projeckt Red)

Entre os melhores jogos de espada, The Witcher 3: Wild Hunt é um título que merece destaque. O RPG foi lançado em 2015 para diversas plataformas: Xbox One, Xbox Series S/X, PS4 e PS5, PC e Switch.

O enredo é baseado na adaptação de uma série polonesa de livros, e esse é um dos motivos do grande destaque desse jogo de guerra com espada. São diversos prêmios desde o seu lançamento, e o jogo é ainda considerado um dos mais elogiados dos últimos 10 anos.

O principal ponto de destaque em The Witcher é justamente a sua narrativa e a possibilidade de o jogador estar em um mundo aberto. São inúmeras missões, e cada uma delas possui uma história e personagens complexos.

Outro diferencial é como se dá a repercussão moral de cada jogador conforme a trama de desenvolve. O game pode ter vários finais diferentes e isso depende justamente do caminho escolhido pelo jogador.

Hades

Um jogo de espada disponível para Nintendo Switch e PC

Hades é um jogo de espada com uma linha narrativa voltada para a mitologia grega (Divulgação/Supergiant Games)

Já o título Hades aposta em um estilo roguelike (um subgênero de jogos RPG) e conta com uma linha narrativa voltada para a mitologia grega. Esse jogo de espada foi desenvolvido pela Supergiant Games, que é a mesma responsável por outros sucessos como Transistor, Bastion e Pyre.

O jogador deverá percorrer diversas masmorras que surgem de forma aleatória. – tudo isso enquanto lida com inimigos em combate de ação (Hack’n Slash). Toda vez que o jogador falha, ganha a oportunidade de superar as fases ao receber não somente novos poderes como também armas.

Em relação ao enredo desse jogo de espada, a história conta a trajetória de Zegreus, filho de Hades. Sua motivação é conseguir fugir do submundo e também de seu pai. Durante suas investidas para conquistar sua liberdade, Zegreus contará com a ajuda de outros personagens do panteão de deuses gregos, como Zeus, Poseidon e Atena. Outras divindades do mundo inferior se fazem presentes durante a trama, como Perséfone e Tânatos.

Assassin's Creed Valhalla

Mais de 100 horas de jogo que investem em segredos na busca pelo mundo aberto

Assassin's Creed Valhalla é o primeiro título da saga a ser lançado para PS5 e Xbox Series X/S (Divulgação/Ubisoft)

Com ambientação na Idade Média, é fácil dizer que esse é um dos melhores no quesito jogo de espada. O enredo foca principalmente entre os anos de 870 e 880 e o personagem central é Eivor.

Um ponto interessante é que Eivor é um viking que pode assumir sua presença tanto como homem como mulher. O jogo aposta no mesmo sistema de RPG que foi iniciado em Origins e seguiu adiante com Odissey. Por isso, o jogador irá lidar com árvores de habilidade, equipamentos com determinados atributos e ainda fazer a escolha de diálogos com os demais personagens para decidir o rumo da história.

Todo o contexto desse jogo de espada é voltado para evitar a guerra e ainda a falta de recursos que acometeu a região da Escandinávia. Nesse sentido, Eivor deverá seguir para as terras que ficam localizadas ao sul, na Inglaterra.

A questão é que os reis ingleses viam os vikings como uma ameaça, os considerando como bárbaros – e, isso lhes despertava um forte receio em dividir seu território com eles. Assassin's Creed Valhalla é o primeiro título da saga a ser lançado para PS5 e Xbox Series X/S é não é um jogo para dois jogadores, ou seja, é single player.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Uma das séries mais bem sucedidas do universo dos games!

Já o jogo de espada The Legend Of Zelda: Breath of the Wild é exclusivo para o Nintendo (Divulgação/ Zelda: Breath of the Wild)

Switch e seu lançamento ocorreu em 2017. Esse jogo de ação e aventura compõe uma das séries mais bem sucedidas do universo dos games. Por isso, muitos defendem o título como um dos melhores da última década – alguns vão até mais longe, afirmando que é o melhor game de todos os tempos.

Um dos principais destaques desse jogo de espada é o fato de que seu mundo é aberto. Além disso, o jogador precisa lidar com poucas instruções, ou seja, o convite é justamente explorar o reino de Hyrule de maneira livre e independente.

Você pode completar a história sem seguir uma linearidade e ainda poderá resolver os puzzles de diferentes maneiras. Os caminhos para lutar com os inimigos e ainda vencer os quebra-cabeças podem seguir uma linha muito criativa, o que faz com que The Legend of Zelda: Breath of the Wild seja um jogo de espada versátil e de sucesso.

Skyrim

Um jogo de espada disponível para PS3, Xbox360, Xbox One, Switch e PC

Skyrim é disponibilizado para diversas plataformas: PS3, Xbox360, Xbox One, Switch e também PC (Divulgação/ The Elder Scrolls: Skyrim)

Outro jogo de guerra de espada no formato RPG de ação que não segue um enredo linear. Lançado em 2011, ele é disponibilizado para diversas plataformas: PS3, Xbox360, Xbox One, Switch e também PC. O contexto é um mundo de fantasia medieval, onde o jogador poderá se deparar com dragões, cavaleiros e também magias.

O principal diferencial é o fato que o jogador é o grande responsável pela narrativa, ou seja, um universo amplo com muitas possibilidades que são pautadas por suas decisões.

Além disso, esse é um jogo de guerra de espada que pode variar entre a primeira e a terceira pessoa, incluindo os poderes mágicos e ainda as armas (espadas, martelos, arcos e machados).

O jogo é uma continuidade de Oblivion, que é o título anterior da série The Elder Scrolls. A trilha é um ponto a mais para enriquecer o play e a história. Isso tanto é verdade que ela foi considerada uma das melhores dos últimos anos.