Galaxy A51 vs Galaxy A71 entenda as diferenças entre os celulares Samsung

Compare as fichas técnicas dos novos smartphones Samsung e descubra qual é a melhor opção de compra

Galaxy A51 vs Galaxy A71 entenda as diferenças entre os celulares Samsung
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

O Galaxy A51 e o Galaxy A71 são dois smartphones Samsung intermediários com um algumas características premium. Os conjuntos fotográficos de ambos, por exemplo, contam com câmeras quádruplas, com sensores principais de alta capacidade. As semelhanças não param por aí, contudo também há várias diferenças.

Os celulares foram anunciados no exterior em dezembro de 2019 e desembarcaram no Brasil apenas um mês depois. O lançamento oficial por aqui foi no dia 31 de janeiro e os novos aparelhos já começaram a aparecer nas lojas online. Confira, a seguir, o comparativo das características e decida qual é a melhor opção de compra para você.

Leia também: Os 20 Melhores Celulares em 2020

a partir de:R$ 1.700,50

a partir de:R$ 2.095,00

Data de lançamento
dezembro de 2019
dezembro de 2019
Tamanho da Tela
Super AMOLED de 6,5 polegadas (20:9)
Super AMOLED de 6,7 polegadas (20:9)
Resolução da Tela
Full HD+
Full HD+
Processador
Exynos 9611 (octa-core de até 2,3 GHz)
Snapdragon 730 (octa-core de até 2,2 GHZ)
Memória RAM
6 GB
6 GB
Armazenamento
128 GB
128 GB
Memória expansível
Sim, até 1 TB
Sim, até 1 TB
Câmera traseira
48 MP (f/2) + 12 MP (ultra-wide) + 5 MP (profundidade), + 5 MP (macro)
64 MP (f/2) + 12 MP (ultra-wide) + 5 MP (profundidade), + 5 MP (macro)
Câmera frontal
32 MP (f/2.2)
32 MP (f/2.2)
Filma em
4K @ 30 fps
4K @ 30 fps
Bateria
4.000 mAh
4.500 mAh
Dual chip
Sim
Sim
Acesso à Internet
Sim
Sim
Sistema operacional
Android 10
Android 10
Leitor de digitais
Sim (sob a tela)
Sim (sob a tela)
Reconhecimento Facial
Sim
Sim
Carregamento sem fio
Não
Não
Dimensões
158,5 x 73,6 x 7,9 mm
163,6 x 76 x 7,7 mm
Peso
172 g
179 g
Cores
Azul e Preto
Azul , Prata e Branca
Ofertas
Ver preçosVer preços

Desempenho: Galaxy A71 tem o Snapdragon 730

Desempenho não vai faltar para quem escolher um destes dois smartphones, mas dá para notar que o A71 leva vantagem no hardware.

A começar pelo Qualcomm Snapdragon 730, um processador fabricado em 8 nanômetros, com velocidade que vai até 2,2 GHz e recursos de IA avançados. De acordo com a fabricante, este é um chip fica entre os modelos intermediários e os modelos premium.

A memória RAM é de 8 GB e o armazenamento interno é de 128 GB, suficiente para muitos aplicativos, fotos e vídeos. Caso seja necessário melhorar essa capacidade, é possível expandir o armazenamento para até 1 TB com um cartão MicroSD.

Galaxy A71 é um intermediário que se aproxima dos smartphones premium (Foto: Divulgação/ Samsung)
Galaxy A71 é um intermediário que se aproxima dos smartphones premium (Foto: Divulgação/ Samsung)

O Galaxy A51 tem a mesma capacidade de armazenamento (e também de expansão), mas a memória RAM cai pela metade em relação ao seu “concorrente”: 4 GB.

O processador é o Exynos 9611, de 10 nanômetros e velocidade de até 2,3 GHz. De acordo com a Samsung (que fabrica a família Exynos), ele também tem suporte à IA para as fotos e outros recursos que o aproximam dos modelos mais caros.

Galaxy A71 tem a câmera principal de 64 MP

Os conjuntos fotográficos são bem parecidos, com apenas uma grande diferença, a câmera principal.

Enquanto o A71 conta com um sensor de 64 MP, o A51 chega “apenas” a 48 MP. Note que mesmo com um sensor menor, a quantidade de megapixels do irmão menor ainda resulta em fotos com ótima qualidade.

No mais, tudo igual entre os dois. Ambos contam com mais três câmeras traseiras: um sensor ultra-wide de 12 MP, um de profundidade de 5 MP para aquele fundo desfocado do Modo Retrato e um sensor macro de 5 MP para fotografar objetos próximos com muita qualidade.

Na hora da selfie, a câmera é de 32 MP e abertura focal de f/2.2 para os dois casos. Isso significa boas fotos mesmo em situações de luminosidade menor. Outra similaridade entre os aparelhos é a capacidade de captar vídeos em até 4K, a 30 fps.

Design: sai o notch, entra o furo no Galaxy A51 e A71

Tanto o Galaxy A50 quanto o A70, os antecessores dos protagonistas da nossa comparação, têm um entalhe em forma de gota para abrigar a câmera frontal. A nova geração aposentou essa característica e os lançamentos têm apenas um furo na tela, bem mais discreto.

As bordas são bem finas, o que favorece a sensação de imersão nos conteúdos. As câmeras estão dispostas em um quadro na traseira, em forma de “L”. Já o sensor biométrico fica sob a tela, não atrapalhando em nada o design.

Em relação às cores, o A71 pode ser encontrado em preto, azul e prata. O A51 tem versões preta, azul e branca.

Notch deu lugar a um furo bem discreto na tela do A51 (acima) e também do A71 (Foto: Divulgação/ Samsung)
Notch deu lugar a um furo bem discreto na tela do A51 (acima) e também do A71 (Foto: Divulgação/ Samsung)

Tela: Galaxy A71 é levemente maior

Os displays são AMOLED com resolução Full HD, características que oferecem ótimos brilho, contraste e cores, com uma eficiência de energia excelente. A diferença é que o A71 tem um display levemente maior: 6,7 contra 6,5 polegadas do A51.

É importante ressaltar que os conjuntos de ambos, com alto poder de processamento combinado com telas grandes e modernas, tornam este aparelhos duas das melhores opções para quem curte assistir a filmes, séries e outros conteúdos de vídeo no celular.

Bateria: Galaxy A71 tem maior autonomia

Uma boa experiência com o celular exige uma bateria que dê autonomia para que o aparelho fique bastante tempo longe da tomada. E isso é entregue por estes smartphones Samsung.

O A51 conta com uma bateria de 4.000 mAh (com carregamento rápido de 15W), o que garante carga para um dia e meio em uso moderado. Já a do A71 tem 4.5000 mAh, suficiente para dois dias aproximadamente, além de suporte para carregamento rápido de 25W.

Galaxy A71 tem configurações mais poderosas, porém seu preço é maior (Foto: Divulgação/ Samsung)
Galaxy A71 tem configurações mais poderosas, porém seu preço é maior (Foto: Divulgação/ Samsung)

Custo-benefício: qual é a melhor compra?

Você certamente notou que o A71 é um celular mais poderoso que o A51. De fato ele é um aparelho muito mais próximo dos smartphones premium. Caso você queira mais tecnologia, não tenha dúvida, ele é a melhor opção de compra.

Ainda assim, não dá para negar que o A51 é um smartphone intermediário de ótimo nível e com um preço mais em conta. Caso você queira um excelente aparelho e ainda assim economizar uns bons reais, ele pode ser a melhor compra para você.

Confira as ofertas no Zoom para o Galaxy A51 e Galaxy A71!

Conheça também outras novidades aqui no Zoom!